Eleições foram necessárias devido à cassação dos mandatos do ex-prefeito Odair Sivirino Leonel e do vice Manoel Oliveira Souza, em 2020, condenados por compra de votos naquele ano
Bom Jardim de Goiás, no oeste do estado, teve um novo prefeito eleito neste domingo (3). Com apoio do governador Ronaldo Caiado, Willian Gregório, do partido União Brasil, conquistou a vitória nas urnas com 62,81% dos votos, ao lado de seu vice, Zezinho do Dé, do MDB. Os eleitos exercerão seus mandatos até o dia 31 de dezembro de 2024.
Essas eleições foram necessárias devido à cassação dos mandatos do ex-prefeito Odair Sivirino Leonel e do vice Manoel Oliveira Souza, em 2020. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e confirmou a cassação por compra de votos nas eleições daquele ano.
No pleito deste domingo, Willian Gregório e Zezinho do Dé derrotaram o candidato Baré, do PSDB, que recebeu 37,19% dos votos. Dos 7.144 eleitores aptos a votar, 5.154 compareceram às urnas. A eleição registrou uma abstenção de 25,91%, além de 0,58% de votos brancos e 1,22% de votos nulos.
A cassação dos mandatos de Odair e Manoel ocorreu em dezembro de 2021, pela 35ª Zona Eleitoral de Aragarças. Testemunhas relataram que houve oferta de cestas básicas, dinheiro, passagens rodoviárias e outros benefícios em troca de apoio político.
A sentença determinou que houve captação ilícita de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2020. O recurso do MPE foi acolhido e o TRE declarou a inelegibilidade de Odair por oito anos, o que o impede de se candidatar até 2028. Com a nova gestão, espera-se que Bom Jardim de Goiás possa seguir em frente, com transparência e compromisso com o bem-estar da população.
O governador Ronaldo Caiado comemorou a vitória de seu aliado Willian Gregório (União Brasil) na eleição.
“Recebi com grande alegria a vitória do nosso companheiro, com certeza a melhor opção para a população de Bom Jardim”, destacou o governador.
Willian Gregório recebeu 3.179 votos (62,81% dos válidos) contra 1.882 votos (37,19% dos válidos) do ex-prefeito Cleudes Baré (PSDB), adversário na disputa pela prefeitura local.
Ao lado do vice-governador Daniel Vilela, Caiado liderou uma grande carreata no último sábado (02) no encerramento da campanha de Willian Gregório e do vice Zezinho do Dé (MDB). Após percorrer as principais ruas da cidade, o governador afirmou que Willian Gregório era o mais preparado “e uma pessoa da nossa confiança pra fazer um grande trabalho, em parceria com o governo”.
fonte:g5news