Confraternização paga com recurso da Câmara Municipal teve uísque, cigarro, chope e drinks
O vereador Emanoel Alves Júnior (PSDB), de São Francisco de Goiás, perdeu o mandato nesta sexta-feira (10). Ele foi cassado pelos colegas de Câmara Municipal por usar dinheiro público para pagar uma festa com servidores e vereadores com uísque, cigarro, chope e drinks.
O fato aconteceu no final de 2020 e cerca de 40 pessoas participaram da confraternização, que aconteceu em um restaurante em Nerópolis, cidade vizinha a São Francisco de Goiás. O valor total da conta, pago com um cheque da Câmara Municipal e assinado por Emanoel Alves Júnior, então presidente da Casa, foi de R$ 5,6 mil.
O vereador tentou se justificar argumentando que a confraternização é uma tradição de final de ano entre vereadores e funcionários e que não autorizou ninguém a fumar ou tomar bebidas alcoólicas por conta da Câmara Municipal.
Por lei, este tipo de despesa deve ser paga com recursos próprios e não público, como foi o caso.
Na sessão que cassou o mandato de Emanoel, os vereadores reconheceram que “o denunciado procedeu de modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltou com decoro em sua conduta pública”.
A denúncia foi feita em dezembro de 2022, dois anos depois da festa, por isso, Emanoel Júnior considera que se trata de perseguição política. Segundo ele, todas as contas da sua gestão foram aprovadas.
fonte/G365