O vereador Denício Trindade (MDB) apresentou um projeto sem noção, no mínimo inconstitucional, para combater à divulgação de notícias sobre atentados, ações violentas ou de terrorismo nas redes sociais, sites, rádios, jornais e revistas. Segundo o nobre edil, os meios de comunicação espalham medo.
Denício cita estudos e pesquisas – nas áreas da psicologia e da sociologia – que relacionam maior incidência de massacres em escolas à divulgação de atos violentos pela mídia.
“Por exemplo, na Alemanha, em 2009, após cobertura midiática de um massacre, houve aumento significativo de ameaças e de ataques violentos em escolas”.
É bom lembrar que o jornalismo profissional já segue regras editoriais na divulgação deste tipo de conteúdo. Inclusive é importante ressaltar que, após ocorrer os fatos, é dever da imprensa noticiar sem mostrar o autor do crime, que sim, busca fama, nem divulgar ameaças posteriores.
É preciso regular as redes sociais e impor regras sobre jogos violentos. Detalhe: medidas que já foram tomadas pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e aprovadas pela Alego.
Os projetos estaduais bem mais eficientes do que essa medida do nobre vereador – que quer mais aparecer do que ajudar resolver um problema sério.
fonte: G5 news