Municípios ainda estão finalizando a capacitação das equipes para receber e utilizar a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde espera receber mais 36 mil doses na próxima quarta-feira (14)
As 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) recebidas por Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, na última quinta-feira (08/02), e já distribuídas para os 51 municípios goianos com maior incidência da doença neste momento, começam as ser aplicadas na próxima quinta-feira (15) simultaneamente em todas essas cidades e a estratégia do Governo de Goiás é focar nas escolas, já que o público-alvo são crianças e a intenção é levar os imunizantes onde elas estão para garantir maior cobertura vacinal.
A estratégia, definida em conjunto com secretários municipais de saúde, a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) para que os 51 municípios iniciem ao mesmo tempo, a vacinação é para não ocorrer migração de pessoas de uma cidade para outra em busca da vacina.
Além disso, alguns municípios ainda estão finalizando a capacitação das equipes para receber e utilizar a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde espera receber mais 36 mil doses na próxima quarta-feira (14).
Ainda sobre a estratégia, o Governo explica que a intenção não é esperar passivamente que os pais ou responsáveis levem seus filhos para vacinarem, já que poderia ser um complicador e e atrapalhar a cobertura vacinal, já que esses adultos trabalham, tempo corrido e poderia muito postergar para essa criança receber o imunizante. A questão social é outro ponto, já que para muitas famílias esse deslocamento representa custo com transporte, por exemplo, e poderia ser mais um complicador.
Levando a vacina até às escolas, onde o público-alvo está, Goiás tem a garantia de uma imunização mais ampla e a garantia de uma cobertura vacinal mais eficaz.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, todas as decisões foram tomadas em conjunto.
“Todas esses critérios foram elencados pelos municípios, discutidos e colocados em votação. Foi tudo consensual para que começássemos na quinta-feira. Inclusive muitos iniciarão a vacinação em escolas, que é uma orientação do Ministério da Saúde porque essa faixa etária está na escola e lá é possível acompanhar e dar seguimento à imunização, que tem duas doses.”
A faixa etária, que originalmente foi definida de 10 a 14 anos, foi restringida neste momento para 10 e 11 anos, em função do quantitativo reduzido de doses recebidas pelo Ministério da Saúde. A vacinação começa nos 51 municípios a partir da próxima quinta-feira, dia 15.
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, reforça que, mesmo com a chegada das vacinas, os cuidados não devem parar.
“Todas as novas estratégias são bem-vindas. É uma alegria receber as primeiras doses, mas precisamos ter em mente que o resultado da vacina é a médio e longo prazo, então não podemos descuidar das medidas de controle do vetor.”
Luciano de Moura reforça a importância do envolvimento da população no combate ao mosquito vetor da doença:
“É imprescindível nesse momento um esforço para eliminar os criadouros do mosquito e ao sentir os primeiros sintomas, iniciar hidratação imediatamente e procurar atendimento médico.” Goiás registra atualmente 14.439 casos confirmados, mais de 36 mil notificados e 6 óbitos confirmados.
Restrições
A recomendação é que gestantes, idosos e imunodeprimidos não devem tomar a vacina. Além disso, quem teve dengue há menos de seis meses também não deve se imunizar. O ideal, nesse caso, é esperar o prazo de seis meses para só depois procurar uma sala de vacina.
fonte: g5news