Detecção, no sábado (12/11), da variante BQ.1 no interior do estado de São Paulo justifica medida, segundo Universidade Estadual Paulista
São Paulo – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) tornou, nesta quarta-feira (16/11), obrigatório novamente o uso de máscara em ambientes fechados. A obrigatoriedade volta a valer nessa quinta-feira (17/11).
A medida foi tomada devido à detecção, no sábado (12/11), da variante BQ.1 no interior do estado de São Paulo. A presença desse tipo do coronavírus sugere interiorização da Covid-19, segundo a Unesp.
O Comitê Unesp Covid-19 também considerou “as elevações em internações em enfermarias na capital e no interior do estado”. A universidade também manteve a proibido que pessoas com qualquer sintoma gripal frequentem o câmpus.
Cenário epidemiólogico
“Desta forma, torna-se obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes fechados da universidade até mudança do cenário epidemiológico”, afirmou a instituição educacional em comunicado.
O uso de máscaras havia deixado de ser obrigatório na Unesp há menos de dois meses, em 19/9.
Rastreamento por saliva
A nota da universidade estadual ainda informa: “O rastreamento por pool de saliva pode ser retomado, a critério da direção da Unidade”. “Recomenda-se fortemente a vacinação com as doses de reforço (terceira e quarta) para aqueles que não o fizeram”, ressaltou a Unesp.
A universidade afirmou que segue com a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para toda a comunidade universitária, medida foi implementada no início de 2022.
Fonte: metrópoles