Ícone do site Goiás da Gente

Tema da redação do Enem 2021 é ‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’

 

O tema da redação do Enem 2021 foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A informação foi divulgada no Twitter do ministro da Educação, Milton Ribeiro. A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (21).

 

O tema para quem faz o Enem digital é o mesmo. O tempo de realização da prova é até as 19h. Segundo autor de língua portuguesa do Sistema pH, Thiago Braga, o tema deste ano é “bastante importante” e está “dentro do padrão do Enem”.

 

“Tema bastante importante para a sociedade brasileira, já que muitas pessoas não conseguem ter nem seu registro civil e, por isso, não conseguem acesso a direitos básicos. Um tema dentro do padrão do Enem, muito bom para os alunos e muito relevante”, afirma Braga.

 

Thiago considera que “um país com uma das economias mais relevantes do planeta não deveria, ainda, ter um problema tão grave quanto esse”.

O registro civil garante o acesso a direitos e às políticas públicas de inclusão. Realmente, o Enem deste ano trata de um assunto basilar para o desenvolvimento da nossa sociedade, já que estamos avançando em diversas pautas sociais, mas ainda temos pessoas que são invisíveis aos olhos do Estado e de grande parte da sociedade”, diz autor de língua portuguesa.

Sair da versão mobile