Ícone do site Goiás da Gente

SME abre inscrições para CMEIS no próximo dia 11 de janeiro em Goiânia

Secretário Municipal de Educação Wellington de Bessa. (Foto: Iasmim Marques)

O Secretário Municipal de Educação Wellington de Bessa informou durante entrevista ao apresentador Messias da Gente, no Jornal da Terra, nesta quarta-feira (5) que as inscrições para as vagas de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIS) serão abertas no próximo dia 11 de janeiro.

 

O responsável pela pasta também esclareceu que o município tem dois Centro Municipal de Apoio a Inclusão (CMAI) com profissionais qualificados para atender crianças com necessidades especiais “todo aluno que possui uma necessidade, ele é encaminhado para uma avaliação, ele é avaliado e cuidado, dentro dos nossos CMAIS ou escolas” afirmou Bessa.

 

O responsável pela pasta disse ainda que está lutando para conseguir suprir a demanda de vagas nos CMEIS, “a partir do dia 11 mais de 6mil novas vagas em CMEIS” afirmou Bessa.

A previsão da SME  é que até o final de 2022 mais 27 CMEIS serão entregues, o que irá suprir toda a demanda de crianças com idade de seis meses a cinco anos que precisam de um lugar para ficar enquanto os pais buscam o sustento da família.

“Temos mais 13 obras que pretendemos iniciar este ano, mais oito obras paradas dentro de Goiânia, que vamos retomar. Além de mais seis que serão construídas com recursos do governo federal” contabilizou o secretário.

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu, ontem terça-feira (4), o período de matrículas para alunos novatos na rede municipal de ensino. A solicitação de matrícula para o Ensino Fundamental e EJA é feita exclusivamente pela internet.

 

Para realizar a solicitação, atenção ao passo a passo:

  1. Após acessar o site sme.goiania.go.gov.br, clique na opção “E-matrícula”.
  2. Na tela seguinte, é necessário clicar na opção “Pré-matrícula na escola”.
  3. No espaço destacado, digitar o CPF do estudante. Caso tenha se cadastrado anteriormente, após digitado o CPF, os dados do candidato aparecerão na tela.
  4. Na mesma tela selecione o turno de preferência. Em seguida, selecione a Unidade Educacional. A princípio aparecerão os nomes das instituições que possuem vagas.
  5. Depois de preenchidos os dados, ao fim da página, no canto esquerdo da tela, clique no quadrinho “Li e concordo”. Essa ação ativará o botão “Enviar solicitação”. Em seguida, finalize clicando nesta opção.
  6. Uma mensagem informativa no canto superior da tela aparecerá, assim como a opção de “Imprimir o comprovante”.
  7. Para efetivar a impressão, clique no ícone da impressora no canto superior direito da tela.

Para confirmar a pré-matrícula nas escolas, após as vagas serem disponibilizadas pelo sistema e-matrícula, os responsáveis terão até dez dias úteis para comparecer às instituições com os documentos pessoais e dos estudantes.

Importante: caso o responsável pela solicitação já tenha feito o cadastro antecipado no site da SME, todo o processo acontecerá com mais agilidade. Caso não haja vaga disponível na primeira opção pretendida, o sistema sinalizará outras instituições que atendem na região ou nas proximidades onde as famílias residem.

 

Sair da versão mobile