Após análises mais criteriosas, a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a empresa responsável, Incorporadora Opus, decidirá pela interdição formal do prédio ou não
Mais um prédio foi evacuado, nesta segunda-feira (15), após o desmoronamento de parte da Rua 1128, no Setor Marista, em Goiânia. A Defesa Civil informou que, neste primeiro momento, foi realizada uma evacuação preventiva. O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve vítimas no local.
Após análises mais criteriosas, a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a empresa responsável, Incorporadora Opus, decidirá pela interdição formal do prédio ou não.
A Defesa Civil monitora as análises realizadas pela empresa até que seja apresentado o laudo de segurança das edificações. Não há um prazo estabelecido para a conclusão dessas análises, pois tudo deve ser feito com a maior segurança possível e de forma bem criteriosa.
Segundo a empresa, todos os moradores do segundo prédio precisaram ser retirados. Para todos eles, foi oferecida acomodação em um hotel, embora alguns possam ter optado por se mudar para a casa de parentes. A escolha ficou a critério de cada um.
Desabamento
Parte da rua 1128, no Setor Marista, desabou fica ao lado de uma obra de responsabilidade da Opus Incorporadora. Ainda na madrugada, um prédio com risco de desabamento foi ecvacuado e os moradores encaminhados para um hotel, que será pago pela empresa responsável. A Defesa Civil explicou que assim que foi constatada a possibilidade de risco, a via foi interditada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).
“Foi feita a evacuação do prédio de forma preventiva e acionado os responsáveis pela obra, que se comprometeram a pagar hotel para os moradores até serem feitos os estudos técnicos e as intervenções necessárias para garantir a segurança de todos”, explicou a Defesa Civil.
A Opus Incorporadora, responsável pela obra ao lado da via que desabou, informou que está investigando o incidente. Além disso, explicou que as equipes técnicas da empresa tentam determinar as causas e reparar todos os danos.
“A prioridade da empresa foi visitar todas as construções vizinhas, onde não foram identificados riscos para os moradores. No entanto, por precaução, providenciamos a retirada de algumas famílias, as quais foram acomodadas em hotéis”.
Os moradores do prédio que foi evacuado contaram que ouviram um alto barulho durante a madrugada e que, ao olharem pela janela, viram que parte da rua havia desabado. Em seguida, acionaram os órgãos responsáveis. Eles ainda relataram que, desde o início da obra no local, diversas rachaduras apareceram na construção.
Nota da Opus na íntegra:
“A respeito dos eventos ocorridos na obra da rua 1128, a Opus Incorporadora informa que está investigando o incidente. Neste primeiro momento, a prioridade da empresa foi visitar todas as construções vizinhas, onde não foram identificados riscos para os moradores. No entanto, por precaução, providenciamos a retirada de algumas famílias, as quais foram acomodadas em hotéis. As equipes técnicas da Opus seguem avaliando o ocorrido para determinar as causas e reparar todos os danos o mais rápido possível.”
Nota da Defesa Civil na íntegra:
“A Defesa Civil foi acionada por volta das 3h15 da madrugada desta segunda-feira (15/01) após parte do asfalto da Rua 1128, no setor Setor Marista, ceder. O local fica em frente à obra de construção de um prédio residencial.
Os agentes constataram a possibilidade de risco na estrutura de um prédio próximo à obra e realizaram a evacuação dos moradores. A construtora responsável pela edificação se comprometeu a pagar pelo hotel até que os estudos necessários sejam realizados para garantir a segurança da estrutura do prédio vizinho.
A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) interditaram a via e controlam o trânsito no local”.
fonte: g5news