Atendendo a requerimento feito pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) realizou nesta terça-feira (5/11) uma fiscalização surpresa dos veículos do transporte escolar do município de Leopoldo de Bulhões. A abordagem foi feita aos veículos que estavam em circulação.
Entre os veículos fiscalizados, foram encontrados seis com as seguintes irregularidades: ausência de cinto de segurança, tacógrafos inoperantes, assentos danificados, entre outros problemas. Diante do que foi constatado, houve a lavratura de autos de infração e de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Os veículos irregulares foram apreendidos e conduzidos à barreira da Polícia Militar, localizada na Rodovia GO-010, km 58. Posteriormente, eles serão removidos para o pátio do Detran.
A vistoria é classificada como surpresa porque difere da fiscalização agendada, realizada pelo Detran também em parceria com o MP, e que segue um calendário. Nesta vistoria, os veículos são apresentados para inspeção pelo município.
A operação de hoje foi acompanhada pelo promotor de Justiça Glauber Rocha Soares e contou com a participação de servidores e policiais militares lotados no Detran, bem como de policiais militares rodoviários da região.
A intervenção teve como objetivo a garantia da segurança dos estudantes que fazem uso do transporte escolar, especialmente diante da verificação de que o município não conduz os veículos para a fiscalização previamente agendada. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, a partir de nota da Promotoria de Leopoldo de Bulhões – Fotos: acervo da Promotoria de Leopoldo de Bulhões)