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Preço da carne está caindo mais no campo do que ao consumidor; entenda

Segundo analistas, supermercados estão aproveitando menor cotação do boi para aumentar lucro.

O valor do boi caiu bastante nos últimos meses, mas o consumidor ainda não foi totalmente beneficiado por este movimento.

“Enquanto o boi gordo caiu cerca de 15% [entre abril e maio], o preço da carne no atacado recuou 7% aproximadamente e, no varejo, teve uma queda de apenas 2% a 3%”, diz o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias.

“O que explica esse movimento? O varejo está aproveitando esse momento para ampliar a sua margem operacional [ou seja, o seu lucro]”, acrescenta.
O analista do Safras explica que, quando os preços pagos aos produtores diminuem no campo, o varejo, tradicionalmente, não repassa a queda para o consumidor na mesma velocidade.

A arroba bovina está caindo porque a oferta de animal cresceu no mercado, pontua Felipe Fabbri, analista da Scot Consultoria.

Ele explica que o “mercado do boi atua em ciclos” e que muitos desses movimentos é explicado por “uma maior ou menor retenção de fêmeas”.

“A gente costuma brincar que aonde a vaca vai, o boi vai atrás”, diz Fabbri.

Neste momento, tem mais fêmeas sendo abatidas.

Fabbri detalha que, de 2019 para 2020, os preços dos bezerros começaram a subir porque a oferta desses bovinos mais jovens caiu.

“Para a gente ter o bezerro, é preciso que a vaca seja retida [mantida no campo] pelo produtor, para que, lá na frente, a oferta cresça”.

Em 2020, portanto, o produtor começou a segurar as vacas no campo. E, em 2021, manteve esse movimento.

Com a oferta crescente de bezerros, os preços começaram a cair. Neste cenário, como o produtor fica sem estímulo para criar bezerros e, portanto, as fêmeas começam a ser abatidas.

fonte: g1

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