Segundo analistas, supermercados estão aproveitando menor cotação do boi para aumentar lucro.
O valor do boi caiu bastante nos últimos meses, mas o consumidor ainda não foi totalmente beneficiado por este movimento.
“Enquanto o boi gordo caiu cerca de 15% [entre abril e maio], o preço da carne no atacado recuou 7% aproximadamente e, no varejo, teve uma queda de apenas 2% a 3%”, diz o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias.
“O que explica esse movimento? O varejo está aproveitando esse momento para ampliar a sua margem operacional [ou seja, o seu lucro]”, acrescenta.
O analista do Safras explica que, quando os preços pagos aos produtores diminuem no campo, o varejo, tradicionalmente, não repassa a queda para o consumidor na mesma velocidade.
A arroba bovina está caindo porque a oferta de animal cresceu no mercado, pontua Felipe Fabbri, analista da Scot Consultoria.
Ele explica que o “mercado do boi atua em ciclos” e que muitos desses movimentos é explicado por “uma maior ou menor retenção de fêmeas”.
“A gente costuma brincar que aonde a vaca vai, o boi vai atrás”, diz Fabbri.
Neste momento, tem mais fêmeas sendo abatidas.
Fabbri detalha que, de 2019 para 2020, os preços dos bezerros começaram a subir porque a oferta desses bovinos mais jovens caiu.
“Para a gente ter o bezerro, é preciso que a vaca seja retida [mantida no campo] pelo produtor, para que, lá na frente, a oferta cresça”.
Em 2020, portanto, o produtor começou a segurar as vacas no campo. E, em 2021, manteve esse movimento.
Com a oferta crescente de bezerros, os preços começaram a cair. Neste cenário, como o produtor fica sem estímulo para criar bezerros e, portanto, as fêmeas começam a ser abatidas.
fonte: g1