A restauração do monumento está orçada em R$ 1,5 milhão e deve ser concluída em até 12 meses
O secretário de Cultura de Aparecida, Érick Magalhães, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Allyson Cabral, realizaram na manhã desta terça-feira (07), vistoria nas obras de restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. O monumento é protegido por lei de tombamento federal por ser patrimônio cultural do município.
Nessa primeira etapa foi realizada a retirada do piso interno e dos barrotes. Para realizar todas as intervenções foram levantados anteriormente os aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja.
“A tramitação do projeto de restauração foi realizada pela Secretaria de Cultura e estamos conferindo de perto a execução dos trabalhos em suas etapas. Essa é a primeira vistoria oficial que realizamos e fico muito feliz por ver uma obra tão esperada por nós ganhando forma. Depois que tudo ficar pronto vamos ter uma igreja renovada e bonita para receber as pessoas”, afirma o secretário municipal de Cultura, Érick Magalhães.
O superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral, afirma que as obras estão dentro do esperado. “Já cercaram a igreja com tapumes e o início das intervenções está de acordo com o cronograma. É uma obra dedicada a preservação das características do centenário da igreja e que vai dar novo salto de qualidade ao templo”.
A ordem de serviço para o início das obras de restauração foi assinada pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) no dia 26 de janeiro deste ano. A expectativa é de que as intervenções de restauração da igreja sejam realizadas em até 12 meses, conforme contrato com Marsou Engenharia, empresa responsável pela obra. A restauração do monumento está orçada em R$ 1,5 milhão proveniente de emendas parlamentares do deputado federal Professor Alcides (PL) e do ex-deputado federal Francisco Júnior (PSD), com contrapartida da Prefeitura de Aparecida.
fonte:G365