Ícone do site Goiás da Gente

Mulher perde parte do nariz após cirurgia estética: “É assustador”

Paciente fez mais de 10 novas operações para tentar reverter a situação. Ela entrou na Justiça contra o profissional, que nega imperícia

A esteticista Elielma Carvalho Braga, de 37 anos, mudou sua vida radicalmente depois que fez um procedimento estético para diminuir o tamanho do nariz. Ela teve uma necrose no lugar da cirurgia e perdeu parte do nariz.

“Hoje todo mundo praticamente não usa máscara, mas eu preciso usar. Deus me livre a pessoa ficar olhando e perguntando, porque é assustador. Quando me olho no espelho é assustador. Não é fácil”, contou Elielma

A cirurgia estética que Elielma passou foi a alectomia, um procedimento que reduz as chamadas “asas nasais”, deixando o nariz menos largo. A cirurgia foi feita pelo dentista Igor Leonardo Nascimento em julho de 2020, em Aparecida de Goiânia

Inicialmente, ela acreditou que o procedimento tinha dado certo. Porém, nos dias seguintes, ela começou a sentir fortes dores e alterações no rosto. Quando a situação ficou muito grave, ela e o dentista foram até uma unidade de saúde para que ela recebesse o atendimento médico.

Foram 14 cirurgias reparadoras, inclusive enxerto. Ficou um espaço sem nada no nariz. Retiraram parte da cartilagem da minha orelha. ”Hoje só consigo respirar com dilatador, porque a narina fecha do lado esquerdo ”, contou Elielma.

Justiça

Em novembro de 2020, a esteticista entrou na Justiça pedindo indenização por dano moral, já que teve “sequela estética grave, em razão da imperícia do profissional odontologista e especialista em estética”, segundo seu advogado.

No processo, o dentista Igor Leonardo negou que houve imperícia ou imprudência. A defesa do profissional alegou que a paciente não teria seguido recomendações de higienização no pós-cirúrgico, o que teria provocado a necrose.

Igor defendeu que não foi a alectomia que gerou o problema e sim uma síndrome chamada Nicolau, que é uma complicação rara. Ele disse que até a ajudou financeiramente. “Infelizmente, nós profissionais da área estamos sujeitos a intercorrências que não são da nossa vontade”, disse o dentista.

Qualquer profissional que não seja médico é proibido de realizar cirurgias no nariz. Dentistas podem fazer algumas cirurgias na face, mas o Conselho Federal de Odontologia proibiu expressamente a realização de alectomias por dentistas

Fonte: Parqueamazonia.noticias

Sair da versão mobile