A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico lança sua décima segunda edição com grandes novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado totalmente de forma on-line, entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020. “Diante da impossibilidade de fazer a CRASH presencialmente, optamos por realizá-la virtualmente – um modelo que tem sido utilizado com êxito no mundo inteiro”, informa a produtora Márcia Deretti, que ao lado de Márcio Júnior, comanda a MMarte Produções, realizadora da CRASH.
Os filmes estarão disponíveis gratuitamente pela plataforma brasileira de streaming especializada em cinema fantástico, Darkflix. “Essa novidade amplia o alcance da CRASH a todo território nacional, o que constitui, em certa medida, um ganho efetivo para o festival”, comenta a produtora. Outra novidade é que a mostra irá eleger os melhores filmes em três categorias: Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri de premiação formado pelos convidados: a pesquisadora Yasmine Evaristo, o jornalista crítico de cinema Marcelo Miranda e o professor e diretor de cinema Renné França.
No total, serão exibidos 100 filmes, sendo 80 curtas e cinco longas integrantes das mostras competitivas; mais duas sessões com quatro filmes cada uma em homenagem aos convidados internacionais, Lloyd Kaufman e Udo Kier; e uma sessão dedicada à temática blaxploitation, com sete filmes. A curadoria 2020 da mostra é formada pelos especialistas em cinema de gênero, Carlos Primati e Beatriz Saldanha; o cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal), Gurcius Gwedner; o crítico de cinema André LDC; e os idealizadores da CRASH, Márcia Deretti e Márcio Júnior. As inscrições encerradas em outubro contaram com mais de 300 obras, vindas de 41 países; dentre eles, o Brasil teve o maior número de participações, com 47 filmes, seguido pela Espanha, com 40, e pelos Estados Unidos, com 38. França, Canadá e Portugal ocuparam os lugares seguintes.
Convidados internacionais
Duas figuras de peso da história do cinema fantástico marcam presença na edição da mostra este ano, o diretor norte-americano Lloyd Kaufman e o ator alemão Udo Kier. Lloyd é um dos grandes mestres do cinema independente mundial, considerado uma lenda viva, está desde os anos 1970 à frente da Troma Entertainment. Nomes como Quentin Tarantino, Guillermo del Toro e Takashi Miike são declaradamente influenciados por Kaufman. Na CRASH, além da mostra em sua homenagem, ele participa virtualmente com a sua famosa masterclass: “Do your own damn movie!”, isto é, “Faça seu maldito próprio filme!”. A aula abre oficialmente a mostra 2020, no dia 9 de dezembro, às 20 horas.
Já Udo Kier, célebre ator conhecido por seu trabalho intenso no cinema de horror e exploitation, atuou tanto em blockbusters americanos quanto em pérolas do cinema cult. Kier fez mais de 200 filmes com diretores como Dario Argento, Fassbinder, Lars Von Trier, Herzog e Guy Maddin. Recentemente, fez o papel de vilão em Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, filme vencedor de seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. A CRASH fará uma bate-papo com o ator em formato de live, no dia 13 de dezembro, às 19 horas, focando sua carreira e seus trabalhos no cinema de gênero.
Tanto a masterclass de Kaufman quanto o bate-papo com Kier permitirão a participação do público em geral, gratuitamente, sem inscrições, bastando para isso seguir o perfil da CRASH no FaceBook (facebook.com/mostracrash) ou o canal da MMarte Produções no YouTube. Aliás, esses canais também darão acesso às atividades de lançamentos e debate, detalhados a seguir. As atividades com os convidados internacionais contarão com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, garantindo acessibilidade aos deficientes auditivos.
Oficinas, debates, lançamentos e um destaque especial
Nesta edição, estão sendo realizados, também virtualmente, três workshops: Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2, comandada pelo expert Rodrigo Aragão; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski; e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto. Todas gratuitas.
Na lista de debates está, no dia 12 de dezembro, às 16 horas, o Cinema Fantástico em tempos de repressão, mediado pela pesquisadora e profª draª da Universidade Federal de Goiás, Alice de Fátima Martins. Essa atividade contará com a participação de diretores de longas-metragens nacionais participantes da edição 2020 do festival.
Tradicional na CRASH, os lançamentos de livros e publicações constam da programação com direito a diálogo direto com os autores. A atividade será realizada no dia 10 dezembro, às 20 horas, por meio dos canais já citados no texto. A mediação será de Márcio Jr., um dos realizadores e curadores da mostra, com participação dos autores Petter Baiestorf, Germana Viana e Kiko Garcia.
O destaque especial desta edição fica por conta da arte que dá cara à CRASH. Foi produzida exclusivamente para a mostra por Jaca, considerado um dos mais importantes ilustradores e artistas visuais brasileiros.
Programação de filmes
De 9 a 13 de dezembro, pela plataforma de streaming Darkflix (acesso gratuito). Mais detalhes sobre os filmes tais como sinopse, tempo de duração, classificação e país de origem, dentre outros, podem ser acessados pelo link www.mostracrash/filmes-darkflix. Confira abaixo as sessões:
Mostra Competitiva de Longas
Atrás da sombra
Direção: Thiago Camargo, 85 minutos, 2020, Brasil
Data: 12/12
Cantos dos ossos
Direção: Petrus de Bairros e Jorge Polo, 88 minutos, 2020, Brasil
Data: 9/12 a 13/12
O cemitério das almas perdidas
Direção: Rodrigo Aragão, 95 minutos, 2020, Brasil
Data: 12/12 e 13/12
Direção: John Hsu, 102 minutos, 2019, Taiwan
Data: 11/12 – sessão única, às 21h
Direção: Piotr Ryczko, 71 minutos, 2019, Polônia
Data: 10/12 – sessão única, às 21h e 11/12 – sessão única, às 19h
Rodson ou (onde o sol não tem dó)
Direção: Clara Chroma, Orlok Sombra e Cleyton Xavier, 75 minutos, 2020, Brasil
Data: 9 a 13/12
Mostra Competitiva de Curtas (80 filmes)
9 A 13/12
Sessão 1: O futuro é agora (curtas de ficção científica)
Sessão 2: CRASH para toda a família (curtas censura livre)
Sessão 3: Metendo medo (curtas de terror)
Sessão 4: CRASH na alma (curtas fantásticos com pegada poética)
Sessão 5: Para morrer de rir I (curtas de terror e comédia)
Sessão 6: Para morrer de rir II (curtas de terror e comédia)
Sessão 7: Freak show (curtas estranhos e surreais)
Sessão 8: Fantástica CRASH (curtas de fantasia)
Sessão 9: Para morrer de rir III (curtas de comédia fantástica)
Sessão 10: Sessão Hitchcock (curtas de suspense e mistério)
Sessão 11: Horror & Drama (curtas fantásticos com pegada dramática)
Mostra Especial Udo Kier: 9 a 13/12
Mark of the Devil (A Marca do Diabo)
Direção: Michael Armstrong.
Drama, Horror
Duração: 97 min.
País: Alemanha
Ano: 1970
Classificação Indicativa: 18 anos
Roteiro: Michael Armstrong, Adrian Hoven
Produção: Adrian Hoven
Elenco: Herbert Lom, Udo Kier, Olivera Vuco, Reggie Nalder, Herbert Fux
Sinopse: Na Áustria do século XVIII, o aprendiz de um caçador de bruxas tem dúvidas sobre a justiça da caça às bruxas quando testemunha a brutalidade, a injustiça, a falsidade, a tortura e a matança arbitrária que acompanham o trabalho.
Flesh For Frankenstein (Carne Para Frankenstein)
Direção: Paul Morrissey.
Horror, Ficção Científica
Duração: 95 min.
País: United States, Italy, France.
Ano: 1973
Classificação Indicativa: 18 anos
Roteiro: Paul Morrissey
Produção: Andrew Braunsberg, Andy Warhol
Elenco: Joe Dallesandro, Monique van Vooren, Udo Kier, Arno Jürging, Dalila Di Lazzaro
Sinopse: O Barão Frankenstein cria dois “zumbis” – um macho e uma fêmea – planejando acasalá-los para criar uma raça superior.
Blood For Dracula (Sangue Para Drácula)
Direção: Paul Morrissey.
Horror
Duração: 105 min.
País: Itália, França
Ano: 1974
Classificação Indicativa: 18 anos
Roteiro: Paul Morrissey
Produção: Andrew Braunsberg, Andy Warhol, Carlo Ponti, Jean Yanne
Elenco: Joe Dallesandro, Udo Kier, Vittorio De Sica, Maxime McKendry
Sinopse: Um doente conde vampiro viaja para a Itália com seu servo para encontrar uma noiva.
Cigarette Burns (Pesadelo Mortal)
Direção: John Carpenter.
TV Film, Horror
Duração: 59 min.
País: EUA, Canadá.
Ano: 2005
Classificação Indicativa: 18 anos
Roteiro: Mick Garris
Produção: Lisa Richardson, Tom Rowe
Elenco: Norman Reedus, Colin Foo, Udo Kier, Christopher Redman
Sinopse: Com um passado tórrido que o assombra, o dono de um cinema é contratado para buscar a única cópia existente de um filme tão notório que sua exibição única fez com que os espectadores ficassem homicidamente loucos.
Mostra Especial Lloyd Kaufman: 9 a 13/12
Shakespeare’s Sh*tstorm
Direção: Lloyd Kaufman.
Comédia
Duração: 94 min.
País: EUA
Ano: 2020
Classificação Indicativa:
Roteiro: Brandon Bassham
Produção: John Patrick Brennan, Justin A. Martell
Elenco: Lloyd Kaufman, Erin Patrick Miller, Abraham Sparrow, Kate McGarrigle, Amanda Flowers
#ShakepearesShitstorm marca o projeto mais ambicioso nos 45 anos de história da Troma. Trabalhando com uma das melhores empresas de efeitos especiais de Hollywood, a Troma traz uma experiência totalmente nova para sua marca estilizada. Ter um orçamento maior também trouxe filmagens em locações em maior escala na Albânia (o primeiro longa-metragem no país), bem como uma celestial trilha sonora da orquestra de Portugal e uma pequena ajuda do Bardo. Shakespeare nunca foi tão cru e sem filtros.
Terror Firmer
Direção: Lloyd Kaufman.
Horror, Comédia
Duração: 124 min.
País: EUA
Ano: 1999
Classificação Indicativa: 18 anos
Roteiro: Patrick Cassidy, Douglas Buck
Produção: Michael Herz, Lloyd Kaufman
Elenco: Will Keenan, Alyce LaTourelle, Lloyd Kaufman, Trent Haaga, Sheri Wenden
Terror Firmer é uma obra-prima surrealista do estilo Dalí, lançada pelo diretor Lloyd Kaufman e a equipe Troma. Seu humor maníaco, marca registrada, combina-se com uma nova sensibilidade mais sombria para criar o mais recente em uma linha lendária de clássicos do gênero. Inspirado no livro de Lloyd Kaufman, “All I Need To Know About Filmmaking I Learned From The Toxic Avenger”, Terror Firmer é a aventura cinematográfica mais cheia de ação, mais pessoal, mais bizarra e mais comercial nos 45 anos de história da Troma Entertainment . Homenageado por festivais de cinema em todo o mundo, Terror Firmer estabeleceu firmemente a Troma como a principal fonte do cinema alternativo de apelo de massa, a fonte mundial de arte independente!
Mutant Blast
Direção: Fernando Alle.
Ação, Ficção Científica, Comédia, Horror
Duração: 83 min.
País: EUA, Portugal
Ano: 2019
Classificação Indicativa: 18 anos
Roteiro: Fernando Alle
Produção: Fernando Alle, Michael Herz, Lloyd Kaufman
Elenco: Pedro Barão Dias, Maria Leite, João Vilas, Mário Oliveira, Joaquim Guerreiro
Sinopse: Depois que um experimento científico dá terrivelmente errado e o mundo se transforma num apocalipse zumbi, um homem com força sobre-humana, uma soldada destemida e um homem preguiçoso e com ressaca devem se unir como a única esperança de sobrevivência da raça humana contra um apocalipse zumbi num mundo que está prestes a se tornar um deserto nuclear! Longa-metragem de estreia de Fernando Alle, que oscila a linha entre a comédia e o terror, com certeza um dos filmes mais emocionantes e selvagens que a Troma já lançou!
Citizen Toxie – The Toxic Avenger Part IV (O Vingador Tóxico 4)
Direção: Lloyd Kaufman
Comédia, Horror
Duração: 108 min.
País: EUA
Ano: 2000
Classificação Indicativa: 18 anos
Roteiro: Trent Haaga, Patrick Cassidy
Elenco: David Mattey, Clyde Lewis, Heide Sjursen
Sinopse: O Vingador Tóxico se mete numa complicada troca de cidades e dimensões com seu inimigo, o insalubre (Noxious Offender). Em Amortville, ele descobre os segredos de seu desafeto, um líder nazista fanático por cirurgias plásticas. Insalubre desestabiliza Tromaville, mas o herói tenta voltar para a sua dimensão e fazer justiça.
Mostra Especial Blaxploitation: 9 a 13/12
Blacula (Blacula, O Vampiro Negro)
Direção: William Crain
Fantasia, Horror, Romance
Duração: 93 min.
País: EUA
Ano: 1972
Classificação Indicativa: 16 anos
Roteiro: Joan Torres, Raymond Koenig
Produção: Joseph T. Naar
Elenco: William Marshall, Vonetta McGee, Denise Nicholas, Thalmus Rasulala, Gordon Pinsent, Charles Macaulay
Sinopse: Um antigo príncipe africano, transformado em vampiro pelo próprio Drácula, encontra-se na moderna Los Angeles.
Scream, Blacula, Scream (Os Gritos de Blácula)
Direção: Bob Kelljan
Fantasia, Horror
Duração: 96 min.
País: EUA
Ano: 1973
Classificação Indicativa: 16 anos.
Roteiro: Joan Torres, Raymond Koenig, Maurice Jules
Produção: Joseph T. Naar
Elenco: William Marshall, Don Mitchell, Pam Grier, Michael Conrad, Richard Lawson, Lynn Moody, Janee Michelle
Sinopse: O vampiro Mamuwalde (Blacula) é agitado pelo vodu africano, e é forçado a matar novamente.
The Beast Must Die (A Fera Deve Morrer)
Direção: Paul Annett
Horror, Mistério
Duração: 93 min.
País: Reino Unido
Ano: 1974
Classificação Indicativa: 12 anos
Roteiro: Michael Winder
Produção: Max J. Rosenberg, Milton Subotsky
Elenco: Calvin Lockhart, Peter Cushing, Marlene Clark, Charles Gray, Anton Diffring, Ciaran Madden, Tom Chadbon, Michael Gambon
Palavras-chave: Lobisomem, cerca elétrica, obsessão, cão, monstro, bala de prata, voyeur, floresta, quarto, lua cheia, suicídio, helicóptero, xadrez, machado, espelho quebrado, mansão
Sinopse: Oito pessoas foram convidadas para passar o fim de semana em uma propriedade numa ilha. Um deles é um lobisomem. Você consegue adivinhar quem?
Ganja & Hess (Ganja & Hess – A noite do vampiro)
Direção: Bill Gunn
Drama, Fantasia, Horror
Duração: 110 min
País: EUA
Ano: 1973
Classificação Indicativa: 16 anos
Roteiro: Bill Gunn
Produção: Chiz Schultz
Elenco: Duane Jones, Marlene Clark, Bill Gunn, Sam L. Waymon, Leonard Jackson
Sinopse:Depois de ser esfaqueado com uma antiga faca infestada de germes, o assistente de um médico se encontra com um desejo insaciável de sangue.
J.D.’s Revenge (A Vingança de J.D.)
Direção: Arthur Marks
Ação, Horror, Thriller
Duração: 96 min.
País: EUA
Ano: 1976
Classificação Indicativa: 16 anos.
Roteiro: Jaison Starkes
Produção: Arthur Marks
Elenco: Glynn Turman, Lou Gossett, Joan Pringle, Carl Crudup, James Louis Watkins, Fred Pinkard, Jo Anne Meredith, Alice Jubert, David McKnight
Palavras-chave: Grindhouse, vingança, topless, fantasma, policial, possessão, incesto, nudez, sexo, estupro, hipnose, chapéu, reencarnação, assassinato, demônio, gângster, oculto
Sinopse: Um dócil estudante negro de direito é possuído por um mafioso dos anos 1940 em meados dos anos 1970 em Nova Orleans, Louisiana. O mafioso busca vingança contra as pessoas que mataram ele e sua irmã.
Sugar Hill (A Vingança dos Mortos)
Direção: Paul Maslansky
Ação, Crime, Horror
Duração: 91 min
País: EUA
Ano: 1974
Classificação Indicativa: 12 anos
Roteiro: Tim Kelly
Produção: Elliot Schick
Elenco: Marki Bey, Robert Quarry, Don Pedro Colley, Betty Anne Rees, Richard Lawson, Zara Cully, Charles P. Robinson
Palavras-chave: Grindhouse, porco, faca, gângster, zumbi, vodu, massagem, decapitação, assassinato, brutalidade, polícia, biblioteca, morto-vivo, serial killer, racismo, máfia, vingança,
Sinopse: Proprietário de uma casa noturna de sucesso, Langston pede sua namorada, a fotógrafa Diana “Sugar” Hill, em casamento. No entanto, o chefão, Morgan e seus capangas matam Langston quando ele se recusa a vender o clube. Sugar Hill procura a sacerdotisa vodu, Mama Maitresse, para vingar sua morte. Mama convoca o Senhor dos Mortos, Barão Samedi, para ajudar Sugar em sua tarefa. Em troca, ela oferece sua alma a ele. Enquanto isso, seu namorado anterior, o detetive Valentine, investiga as mortes dos mafiosos de Morgan e suspeita que o assassino está usando vodu.
The House On Skull Mountain (A Mansão da Caveira)
Direção: Ron Honthaner
Horror, Mistério
Duração: 89 min.
País: EUA
Ano: 1974
Classificação Indicativa: 12 anos
Roteiro: Mildred Pares
Produção: Ray Storey
Elenco: Victor French, Janee Michelle, Jean Durand, Mike Evans, Xernona Clayton, Lloyd Nelson, Ella Woods
Palavras-chave: Antropólogo, vodu, caveira, passagem secreta
Sinopse: Assassinatos ocorrem na propriedade sulista de uma sacerdotisa vodu quando quatro parentes se reúnem para ouvir seu testamento.
Sobre a CRASH
“A CRASH é um festival internacional de cinema fantástico de qualidade irrepreensível, feito por e para quem ama cinema”, enfatizam os organizadores, Márcia Deretti e Márcio Jr., que comemoram a décima segunda edição da mostra de cinema mais antiga de Goiás. O cinema de gênero promovido na CRASH inclui terror, ficção científica e fantasia. Em 2020, o evento é apresentado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura do Estado de Goiás e conta, ainda, com o amparo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.
SERVIÇO
12ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico
De 9 a 13 de dezembro
Exibição de filmes: site/app Darkflix
Oficinas: Instruções direcionadas aos inscritos
Debates, lançamentos e masterclass: pelas redes sociais da CRASH e da MMarte Produções (ver abaixo)
EVENTO TOTALMENTE ONLINE E GRATUITO
MOSTRA CRASH NAS REDES
Para acompanhar as novidades e saber mais:
Site: www.mostracrash.com
Instagram: @mmarte_producoes
FaceBook: www.facebook.com/mostracrash
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4n9pzzvHa6XXxlk06iv9Cg