Mais de 12 milhões de doses da CoronaVac são suspensos pela Anvisa

Mais de 12 milhões de doses da CoronaVac são suspensos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)informou neste sábado (4) que mais de 12 milhões de doses da vacina CoronaVac foram envasados em fábrica não autorizada pela Agência e, por isso, terão uso suspenso. Outros 9 milhões de doses envasadas na mesma localidade estão em tramitação de envio e terão distribuição proibida. A adoção da medida cautelar é para interditar pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a destruição e uso de doses envasadas em planta – local de fabricação – não aprovada pelo órgão.

 

Em nota, o Instituto Butantan disse que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo”. Foi o próprio instituto que alertou a agência por “extrema precaução” e ainda declarou que “convida a cúpula da Anvisa para voltar a conhecer as instalações das fábricas da Sinovac”, disse o Instituto.

 

O diretor do Butantan, Dimas Covas, afirma que técnicos do Instituto analisaram as informações disponíveis nos lotes e apontam segurança e qualidade das vacinas. Dimas também solicita autorização para que as vacinas sejam aplicadas em caráter emergencial e não comprometer o programa de imunização nacional.

 

“Gostaríamos também de solicitar a este I. Gabinete, a autorização de utilização, em caráter excepcional, das doses da vacina que se encontram já distribuídas, bem como a autorização para utilização das doses que ainda estão em tramitação de liberação e envio para o Brasil, para que não haja comprometimento na continuidade da vacinação da população”, solicita Dimas no ofício.

 

Iasmim Marques