Hoje é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDs. Apenas o Brasil e a Inglaterra fornecem o coquetel de controle da doença. No estado de Goiás o tratamento hoje é feito no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), que conta com médicos especialistas na área. As demais unidades públicas de saúde estão capacitadas e orientadas a tratar de forma diferenciada os portadores do vírus para não contaminar outros pacientes.
Os últimos dados atualizados pela coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids da SES-GO, Daniele Prado, informou que, em Goiás, foram notificados mais de 10.933 casos de HIV, de 2007 a 2020. A maioria das pessoas acometidas ao vírus fazem parte do grupo econômico classe A.
De acordo com a coordenadora da SES-Go a maioria dos casos foram registrados em pessoas entre 20 e 39 anos de idade, predominando em 77% dos casos no sexo masculino e 23% no sexo feminino.
Uma ação importante na prevenção da doença seria a Secretaria Municipal de Saúde ampliar os testes que realiza atualmente da covid-19 para atender também de forma itinerante com exames de HIV para as pessoas que estão em situação de rua. Hoje na capital estima –se que cerca de 3 mil pessoas vivem nesta situação.