Apesar dos saltos apresentados nas eleições deste domingo (15), Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB) chegaram ao segundo turno empatados tecnicamente na corrida eleitoral, em que tiveram, respectivamente, 24,67% e 36,02% na apuração de votos. O emedebista conseguiu 217.194 votos e Vanderlan teve 148.739 votos.
Ao chegar à zona eleitoral em que vota, o candidato a prefeito de Goiânia Vanderlan sinalizou que o tom da sua campanha vai mudar no segundo turno. Ele chegou a admitir que teve dificuldade para contrapor o adversário Maguito Vilela em função da internação por Covid-19 do emedebista. Entretanto, Vanderlan disse que, no segundo turno, vai mostrar “quem tem telhado de vidro”.
Já Maguito Vilela, que também está na disputa pela Prefeitura de Goiânia, segue internado após complicações da Covid-19. O candidato já foi vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.
Para as eleições deste ano, medidas contra a covid-19 foram adotadas pelos locais de votação. O uso de máscara facial nos locais de votação foi obrigatório, além do distanciamento entre as pessoas nesses ambientes, uso de álcool em gel antes e depois do voto.
Além disso, os mesários não manipularam os documentos para conferência dos dados pessoais dos eleitores. A Justiça também recomendou que os eleitores levassem suas canetas para assinar o caderno de votação.