sexta-feira , 22 novembro 2024

Lula assina projeto com reajuste de 18% para policiais e bombeiros do DF

Se o projeto for aprovado pelo Congresso Nacional, Lula deve autorizar recomposição salarial de 18%, em duas parcelas.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou o projeto de lei que abre caminho para o reajuste salarial médio de 18% que beneficiará policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal, nesta quarta-feira (28/6).

O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), disse que o PLN será enviado ao Congresso e deve ser analisado na próxima semana. Caso seja aprovado, o presidente da República deverá publicar medida provisória para aplicar, de fato, a recomposição.

Wellington afirmou que o acordo com o governo federal prevê a aplicação de aumento salarial de 9% ainda em 2023 e mais 9% em janeiro de 2024. A expectativa é que a primeira parcela seja aplicada de forma retroativa a 1º de julho.

Participaram do evento, o líder do governo federal no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Também presenciaram a assinatura do PLN, os deputados federais Erika Kokay (PT), Rafael Prudente (MDB) e Reginaldo Veras, e a senadora Leila Barros (PDT).

Os deputados distritais Jane Klebia (MDB) e Hermeto (MDB) foram ao evento, assim como presidentes de sindicatos de policiais e bombeiros. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venâncio de Freitas, disse que o PLN é um passo essencial para a concessão do reajuste.

“Agradecemos ao presidente Lula por reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos policiais civis do DF, que garantem não só a segurança dos cidadãos de Brasília, mas de todo o Brasil. Este é mais um passo essencial em direção à retomada da nossa dignidade”, afirmou o sindicalista.

Segundo o Sinpol-DF, o reajuste para policiais civis será diferenciado entre categorias. Os integrantes da classe especial ganharão aumento de 24%, enquanto os demais profissionais receberão 18%.

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, disse que, agora, começa uma “nova fase de trabalho”. “Estaremos no Congresso para que o PLN seja votado o quanto antes e, em seguida, seja assinada a nossa medida provisória.”

No plenário do Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB) disse que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) irá se reunir no próximo dia 6 de julho e poderá debater a matéria. “Espero que possamos aprovar na CMO e, na sequência, pautar no Congresso para que [as forças de segurança] possam receber o reajuste a partir de julho e a outra parcela em janeiro”, afirmou.

Recomposição

É a União quem paga as despesas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Por isso, qualquer reajuste no salário dos policiais e bombeiros deve ser aprovado pelo Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

O pedido do reajuste de 18%, em uma única parcela, foi encaminhado pela então governadora em exercício do DF, Celina Leão, ao governo federal, em fevereiro de 2023.

Check Also

Vereador chama colega de “Fabrício Drogas” durante sessão na Câmara Municipal

Uma sessão plenária na Câmara Municipal foi marcada por tensão e troca de acusações entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *