O Juiz Eleitoral Fernando Moreira Gonçalves, da 127ª Zona Eleitoral de Goiânia, determinou nesta sexta-feira (26) que o Instituto Veritá forneça os dados internos de uma pesquisa eleitoral à campanha do candidato Sandro da Mabel (UB) e à Coligação “União por Goiânia”.
A decisão ocorre após o instituto protagonizar uma situação controversa ao publicar, apagar e posteriormente republicar números diferentes da mesma pesquisa eleitoral e depois apagar novamente.
De acordo com os registros, a primeira publicação, feita às 10h02 na conta oficial do Instagram do Instituto Veritá, apresentava o candidato Sandro Mabel à frente na disputa, com 52,3% das intenções de voto, contra 47,7% de Fred Rodrigues.
A decisão atende a um requerimento apresentado pela equipe jurídica do candidato, que solicitou acesso aos dados da pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-04821/2024.
De acordo com a determinação judicial, o instituto deverá enviar os dados no prazo de 24 horas, incluindo informações sobre coleta em campo, metodologias aplicadas, dados dos entrevistadores, datas, horários e localidades.
FONTE; G5 NEWS