quinta-feira , 14 novembro 2024

Jean-Luc Godard, cineasta francês pioneiro da Nouvelle Vague, morre aos 91 anos

O cineasta francês Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira (13) aos 91 anos.

De acordo com a agência Reuters, a informação foi confirmada pela mulher do diretor, Anne-Marie Mieville. “Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado por entes queridos”, informou um comunicado enviado à imprensa francesa. A causa da morte não foi divulgada.

Godard é um dos fundadores da Nouvelle Vague, um dos movimentos mais importantes do cinema mundial, criado na França no fim dos anos 1950 e que levou novos paradigmas de estética às produções cinematográficas do mundo inteiro.

Cortes bruscos, câmera em mãos e diálogos existenciais são algumas das características que definem a estética do movimento, que influenciou diretores ao longo das décadas seguintes.

O aclamado diretor realizou mais de 40 longa-metragens ao longo de 70 anos de carreira, além de curta-metragens, documentários experimentais, ensaios cinematográficos e vídeos de música.

Genial, criativo, polêmico, irrequieto e prolífico são alguns dos adjetivos atribuídos ao cineasta.

O presidente francês, Emmanuel Macron, se pronunciou sobre a morte do cineasta, a quem chamou de “gênio” e “iconoclasta”.

“Jean Luc-Godard foi o mais iconoclasta dos cineastas da Nouvelle Vague. Ele inventou uma arte decididamente moderna e intensamente livre. Perdemos um tesouro nacional e um gênio”, declarou.

Fonte: G1

Check Also

Prefeitura de Goiânia é alvo de operação que investiga corrupção na Amma, Comurg e outras pastas

A Prefeitura de Goiânia é alvo de operação nas primeiras horas desta quarta-feira, 20, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *