Homem fica com a língua verde e ‘peluda’ após misturar remédio com cigarro

Homem fica com a língua verde e ‘peluda’ após misturar remédio com cigarro

condição pode ser causada por um raro efeito colateral de antibióticos, higiene oral ruim, boca seca, fumar ou se alimentar de comidas moles que não esfreguem a pele morta da língua.

Um homem, de 64 anos, ficou com a língua verde e peluda após ter uma reação por tomar antibióticos para conter uma infecção e fazer uso de cigarro. O caso foi descrito em estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine no último dia 6 de julho.

Ao perceber a mudança de cor na língua, o homem decidiu ir imediatamente ao hospital. Conforme os médicos, o paciente fazia uso de antibióticos para conter uma infecção na gengiva e após fumar o organismo supostamente não aceitou a mistura das duas substâncias e ele acabou passando mal.

“Ao examinarmos o físico, a língua tinha filiformes na papila e uma coloração verde. Nenhuma outra lesão oral ou dental foi observada. O diagnóstico foi língua peluda”, explicam os autores do estudo de caso, Eric Karr e Brian Elliot, do Centro Médico Wright-Patterson, em Ohio, nos Estados Unidos.

De acordo com especialistas, essa condição, comum e inofensiva, é causada pelo acúmulo de células de pele morta na língua. Isso faz com que as papilas, saliências que cobrem e protegem a língua, cresçam. Acontece que bactérias, comida e outras substâncias também ficam presas nessa parte do músculo. O resultado geralmente é uma coloração preta, marrom, amarela ou, como foi no caso deste homem, verde.

 

 

Isabele Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *