A Guarda Civil Metropolitana (GCM) afastou das ruas os servidores que participaram de uma abordagem a uma ambulante e ao filho adolescente que terminou com os dois sendo atingidos por spray de pimenta no Parque Mutirama, em Goiânia. A Corregedoria vai investigar toda a abordagem, que foi filmada, para definir se houve excesso ou abuso de autoridade.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz se pronunciou dizendo que entrou em contato com a família da vítima dona Maria de Nazaré e que o regimento deve ser seguido “esse documento deve ser respeitado em toda a cidade, todos os dias, sem desvios, Determinei que as medidas a serem tomadas sejam exemplares” disse prefeito.
A abordagem aconteceu no último domingo (19). Os guardas foram atender uma denúncia de que a barraca de espetinho em que mãe e filho, de 16 anos, trabalhavam estaria irregular no local. Durante a fiscalização, começou uma discussão.
Um vídeo mostra quando um dos GCMs puxa o adolescente pela camiseta e o coloca no chão, enquanto a mãe tenta protegê-lo entrando no meio. O rapaz é atingido nos olhos por spray de pimenta disparado por um guarda. O rapaz está de pé quando é atingido pela primeira vez e se joga no chão, gritando de dor.
Enquanto isso, a irmã grita: “Aqui, gente! Socorro! Socorro!”. Neste momento é que a mãe do adolescente vai ao chão para ajudá-lo, e o GCM joga o segundo jato.