Ícone do site Goiás da Gente

Golpistas se passam por médicos para tirar dinheiro de usuários do SUS, alerta secretaria

Um alerta foi emitido pela Secretaria de Saúde de Goiás para prevenir usuários e funcionários sobre possíveis tentativas de golpe.

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um comunicado nesta terça-feira (22) para alertar trabalhadores e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de um golpe, que já é conhecido, mas está sendo aplicado novamente. Segundo a pasta, o “golpe da regulação” funciona em duas etapas. Os criminosos colhem dados de usuários e cobram valores que não existem de familiares.

Na primeira etapa, os golpistas entram em contato com as unidades de saúde se passando com servidores da Central de Regulação Estadual e desta forma, conseguem acesso a todos os dados de pacientes que aguardam procedimentos nos hospitais.

Em um segundo momento, eles chegam até os familiares e trocam de papel, passando-se por médicos ou funcionários de hospitais. Em determinados casos, eles chegam a usar a foto de um médico falecido há dois anos por conta da Covid-19. Em contato com as vítimas, solicitam valores para cobrir o custo de exames, materiais ou medicamentos, momento em que valores são subtraídos.

A SES ressalta que o atendimento na rede estadual é gratuito, viabilizado pelo SUS e não há valores a serem cobrados. “Não repassem informações de pacientes, a não ser nos canais oficiais da SES”, diz o texto. O ideal, em caso de tentativa de golpe, é procurar a Polícia Civil e denunciar.

fonte: g5news

Sair da versão mobile