O Governo de Goiás disse que as 44.300 doses pediátricas Comirnaty/Pfizer contra a Covid-19 que chegaram à Goiânia na última terça-feira (18) vieram em uma temperatura abaixo da indicada.
A equipe técnica da Central Estadual de Rede de Frio de Goiás (CERF-GO) constatou, na quarta-feira (19), um erro na temperatura das caixas que são transportadas pelo Ministério da Saúde. As doses que deveriam ter chegado entre -60 e -90ºC, chegaram a -119ºC, ou seja, mais congeladas.
A partir disto, a Secretaria da Saúde de Goiás notificou o órgão do governo federal responsável por toda a logística de envio dos imunobiológicos aos estados, sobre o ocorrido. A pasta aguarda a decisão sobre a liberação ou não dos imunizantes.
Com o caso, a distribuição das vacinas que chegaram na terça-feira (18) foi suspensa. A campanha no estado continua com a remessa que chegou na última sexta-feira (14).
O Ministério da Saúde informou que foi notificado e investiga o caso. A pasta orientou o estado a não distribuir as doses aos municípios, até a conclusão da análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).