sexta-feira , 22 novembro 2024

Gilmar Mendes Determina desbloqueio de bens de Alexandre Baldy

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o desbloqueio de bens de Alexandre Baldy, ex-ministro e ex-secretário de Transportes  Metropolitanos de São Paulo. A medida cautelar havia sido decretada pela 7ª Vara Criminal do Rio, comandada por Marcelo Bretas.

 

Baldy responde a uma denúncia feita pela Lava Jato no Rio, devido ao suposto recebimento de 2,6 milhões de reais em propinas relacionadas a contratos do governo de Goiás e da Fiocruz, Fundação vinculada ao governo federal, entre 2014 e 2018. Neste período ele foi deputado federal pelo Progressista e ministro das Cidades do Governo de Michel Temer.

 

A decisão, publica na última semana, atende um pedido da defesa. Os advogados apontaram omissão sobre a restrição do patrimônio no acórdão em que a Segunda Turma referendou uma liminar de Gilmar Mende, reconhecendo a incompetência da Justiça Federal fluminense para julgar a ação penal contra Baldy e remetendo o processo à Justiça Eleitoral de Goiás.

O ministro, porém, rejeitou o pedido da defesa para anular a homologação do acordo de delação premiada que embasou as investigações e as provas obtidas por meio de busca e apreensão.

“Por envolver material probatório sensível, deverá o juízo competente deliberar sobre sua convalidação ou não”, pontuou Gilmar.

Por Crusoé

Check Also

Vereador chama colega de “Fabrício Drogas” durante sessão na Câmara Municipal

Uma sessão plenária na Câmara Municipal foi marcada por tensão e troca de acusações entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *