Ícone do site Goiás da Gente

Gênero Neutro: Disney Substitui o Termo “Fada Madrinha” por “Aprendizes”

A Disney anunciou que vai abandonar o termo “fada madrinha” e substituí-lo por outra palavra com o gênero neutro em seus parques temáticos. A expressão costumava ser usada para se referir aos funcionários que trabalham nos salões ajudando crianças a se vestirem com roupas de princesas, cavaleiros e outros personagens. A partir do próximo mês, então, em vez de “fadas madrinhas em treinamento” eles serão chamados de “aprendizes”.

A mudança deve entrar em vigor em agosto, quando as boutiques do Walt Disney World e da Disneyland abrirão para o público novamente, após o fechamento provocado pela pandemia de covid-19. Uma publicação compartilhada no blog da Disney afirma que a mudança visa incluir funcionários que “podem não se identificar com o gênero feminino”. “Membros do elenco que podem não se identificar como mulheres ainda podem fazer parte do processo de vestir e estilizar as crianças sem precisar se referir.

— A si mesmos como uma personagem feminina da Disney”, diz parte do texto. No ano passado, a companhia mudou a sua saudação de “senhoras e senhores”, “meninos e meninas” para “sonhadores de todas as idades”, uma medida para promover a inclusão de todos os gêneros. Apesar das mudanças terem sido recebidas como algo positivo para muitos, também têm sido alvo de críticas de parte do público, que vem interpretando os movimentos como uma forma de “satisfazer uma minoria de críticos mais agressivos”.

Nas redes sociais, alguns usuários zombaram da mudança. Em uma publicação no Twitter, um deles sugeriu que um termo “mais neutro” seria chamá-los de “fadas que dão à luz”. Outro recomendou que a companhia abandonasse os personagens de ratos, patos e cachorros para “aqueles que não se identificam como animais”. Um terceiro ainda relacionou uma possível queda nas ações da Disney com a forma “ousada” como a companhia tem lidado com determinadas questões.

 

 

Fonte: notícias 24 horas

Sair da versão mobile