sexta-feira , 22 novembro 2024

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home2/atilad54/goiasdagente.com.br/wp-content/themes/sahifa/framework/parts/post-head.php on line 73

Fundo para calamidades públicas pode ter recursos ampliados

Câmara aprovou projeto de lei que amplia verba para esse fim. Multas por crimes e infrações ambientais serão destinadas ao fundo.

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (13), em plenário, o projeto que amplia recursos do Fundo de Nacional para Calamidades Públicas (Funcap). O intuito da matéria é garantir o acesso das pessoas mais vulneráveis à moradia e prevenir desastres naturais. O Projeto de Lei (PL) 920/2023 é de autoria de Gilson Daniel (Podemos-ES) e relatoria de Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES).

O Funcap será financiado por parte das multas por crimes e infrações ambientais e 5% dos recursos de acordos judiciais e extrajudiciais de reparação de danos socioambientais. Fundos estaduais e municipais são destinados a executar ações de prevenção em áreas de risco de desastre e recuperação de áreas atingidas, como no município de Mariana (MG).

“Como bem demonstrado pelo autor na justificação da proposição, mesmo já existindo há quase 55 anos, o Funcap nunca dispôs de fundos para aplicar em ações de prevenção e reparação, o que este projeto ora busca suprir”, afirma Linhalis. De acordo com dados do IBGE, 59% dos municípios ainda não contam com qualquer instrumento de gestão de risco para desastres naturais.

“Minha Casa Minha Vida”

Além de destinar recursos para calamidades públicas, o Funcap também será usado como fonte de recursos para o Minha Casa, Minha Vida. “É importante que possam ser construídas casas para famílias que moram nas áreas de rio com recursos do fundo. Com a aprovação, o Funcap terá recursos para prevenção de desastres que atingem a vida”, sinaliza Gilson Daniel.

Quatro sugestões do deputado Gilson Daniel foram acatadas na votação da MP do Minha Casa, Minha Vida. Uma delas foi a inclusão de objetivos para o fortalecimento de ações de prevenção, mitigação e preparação de resposta de desastre como objetivo do programa, ou seja, as duas propostas são complementares.

 

Check Also

Vereador chama colega de “Fabrício Drogas” durante sessão na Câmara Municipal

Uma sessão plenária na Câmara Municipal foi marcada por tensão e troca de acusações entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *