Serviço Meteorológico Nacional decretou alerta amarelo para 13 províncias; recorde foi registrado na Patagônia.
Treze províncias estão em alerta amarelo devido ao frio e Perito Moreno, em Santa Cruz, foi a cidade com a temperatura mais baixa do país, chegando a -22,5ºC, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina. A onda polar vai continuar até quinta-feira, quando as temperaturas devem aumentar na região centro e norte, onde podem ultrapassar os 24ºC no fim de semana.
Perito Moreno, também conhecido como Lago Buenos Aires, registrou nesta manhã uma temperatura de -22,5ºC, marca com a qual foi superada a mínima na escala meteorológica do órgão nacional utiliza, que vai de -18ºC a 42ºC.
Nessa ordem, seguem-se as cidades de Santa Cruz de El Calafate com -10,5ºC e Gobernador Gregores com -10ºC, e as de Esquel e Puerto Madryn com -9,4ºC e -7,4ºC, respectivamente.
Na região centro do país, estas condições climatéricas agravam-se amanhã, prevendo-se temperaturas mínimas até -5ºC graus e geada.
Alerta amarelo
A emissão de alertas de nível amarelo para temperaturas frias extremas hoje permaneceu em vigor na cidade de Buenos Aires e localidades nas províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, Corrientes, Santa Fe, Santiago del Estero, Córdoba, San Luis, La Pampa , Mendoza , Neuquén, Rio Negro, Chubut e Santa Cruz.
fonte: oglobo