sexta-feira , 22 novembro 2024

Fim de semana em Goiás deve ser de chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h

Cimehgo explica que, nessa quinta-feira (4), um corredor de umidade que passa sobre Goiás vai favorecer a formação de áreas de instabilidade. Isso resultará em chuvas volumosas em várias regiões do estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para o estado de Goiás. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h. Segundo a previsão do Inmet, o alerta se estende, pelo menos, até o próximo domingo (7).

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) informou que, nessa quinta-feira (4), um corredor de umidade que passa sobre Goiás vai favorecer a formação de áreas de instabilidade. Isso resultará em chuvas volumosas em várias regiões do estado.

O alerta laranja indica um grau de perigo para chuvas intensas. É previsto um volume de chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia.

Devido à alta velocidade que os ventos podem atingir, há risco de quedas de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e até de descargas elétricas. A partir dos 117 km/h, a força do vento passa a ser considerada um tornado, segundo o Inmet.

O Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar a 30°C e a mínima 20°C, já a umidade relativa do ar pode variar entre 50% a 95%. Mesmo com previsão de chuvas, algumas regiões do estado devem sofrer com o calor, como o norte e o oeste, com temperaturas que podem atingir 34°C.

Fique atento às atualizações meteorológicas e siga as recomendações das autoridades locais para garantir sua segurança durante este período de tempo severo.

fonte:g5news

Check Also

Fim de semana em Goiás deve ser de chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h

Cimehgo explica que, nessa quinta-feira (4), um corredor de umidade que passa sobre Goiás vai …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *