Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), há um decreto municipal que estabelece regras para o funcionamento da Feira Hippie.
Trabalhadores da Feira Hippie realizam na tarde desta quinta-feira (13), uma manifestação na Praça do Trabalhador para pedir a liberação da sexta-feira para montagem das bancas. Atualmente, o município estabelece que a feira só pode funcionar aos sábados e domingos, contudo, as bancas vinham sendo montadas também na sexta há cerca de três meses, já que um pedido para liberação não foi respondido pelo Paço.
De acordo com a Associação da Feira Hippie, os feirantes tem ficado no prejuízo, já que os compradores atacadistas vão embora durante a semana, o que faz com que a feira fique apenas com as vendas de varejo, que ocorrem em menor número e menor quantidade. “Vamos protestar nas ruas, na praça vendendo, vamos fazer o que for preciso se não a feira hippie vai quebrar”, dispara Waldivino Silva, presidente da associação.
Segundo ele, parte dos feirantes irá trabalhar com os produtos em mãos, como vendedores ambulantes, já que as bancas não serão montadas. Na tarde desta quinta, guardas civis e fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), impediram a montagem das bancas, o que despertou a revolta dos feirantes.
Câmelos
Em vídeo, umas das feirantes reclama do rigor, já que a Região da 44 é famosa por abrigar centenas de ambulantes. “Pelo que estou vendo, prefeito não quer autorizar a montagem da Feira Hippie hoje, mas vemos ali na frente, um monte de camelô que invade a 44 a fiscalização não tira, mas a feira não pode”, contesta.
Os feirantes também alegam que a feira não atrapalha mais o trânsito na região, já que as mudanças promovidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), liberaram o tráfego nos arredores do centro comercial.
Em nota, a Seplanh informou que o “impedimento da montagem de bancas de permissionários da Feira Hippie, foi realizada em cumprimento ao que determina o Decreto n.132/2023 e Notificação n. 004/203, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que estabelecem regras para o funcionamento da Feira Hippie, inclusive quanto aos horários de montagem e desmontagem das bancas”, diz o texto.
fonte: g5news