A Equatorial Goiás foi a última colocada no ranking de qualidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O levantamento avaliou as distribuidoras com mais de 400 mil consumidores. A companhia mais bem avaliada foi a CPFL Santa Cruz, que atua no interior de São Paulo.
A avaliação foi rigorosa e mediu não apenas o tempo médio em que os consumidores ficaram às escuras, mas também o número de interrupções no fornecimento de energia.
Apesar de grandes apagões provocados por tempestades no ano passado, como em São Paulo e no Rio Grande do Sul, o brasileiro ficou, em média, menos tempo sem energia em 2023. Segundo o levantamento da Aneel, o consumidor ficou 10,4 horas sem eletricidade no ano passado, com cinco cortes de fornecimento no ano.
O levantamento abrange o período de janeiro a dezembro de 2023. A classificação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL para esses indicadores.