Em entrevista no Jornal da Gente, nesta manhã, quinta-feira (7), o economista Danillo Orsida, comentou sobre o ministro da economia Paulo Guedes, ter uma offshore milionária nas Ilhas virgens britânicas, um paraíso fiscal no Caribe. “Offshore não é crime, já começo dizendo neste sentido, embora a palavra offshore tenha ganhado conotação muito ruim” disse Danillo Orsida.
Segundo Orsida o primeiro aspecto a ser analisado é que não se trata de uma pratica criminosa, mas sim da criação de empresa “ percebam que a abertura de uma empresa que se dá no exterior, é em razão da menor tributação” explicou. Para detalhar a busca do ministro em offshore, o economista fez uma comparação “Imagine uma pessoa que constituiu uma pessoa jurídica para pagar menos imposto de renda pra não incorrer nos 27,5%. Fazendo isso para pagar menos, ela está praticando algum crime? Não!” complementou a explicação sobre os investimentos de Guedes no exterior.
O apresentador questionou sobre a falta de ética por parte de Guedes que está vinculado a uma empresa que lucra com a alta do dólar, o que acaba sendo prejudicial a economia do Brasil. Segundo Danillo o código de ética tem um conselho no qual, foi consultado e aprovou o investimento, porque o ministro não exerce atos de gestão da empresa “ele tem aplicações, mas ele não exerce poderes administrativos” afirmou o economista.