Ícone do site Goiás da Gente

Deputada propõe comenda ‘Íris Araújo’ para homenagear voluntariado em Goiás

A ideia é que, em solenidades marcadas para todo 28 de agosto, cada deputado tenha condição de indicar um voluntário que esteja entregando seus talentos e tempo em prol daqueles que mais precisam no estado.

Aproveitando a pertinência do momento, em virtude do Dia Nacional do Voluntariado, lembrado na última segunda-feira (28), a deputada estadual, Vivian Naves (PP), apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás – ALEGO, um projeto de resolução que institui na Casa de Leis a “Comenda do Voluntariado Íris de Araújo”.

A ideia de Vivian é que, em solenidades marcadas para todo 28 de agosto, cada deputado tenha condição de indicar um voluntário que esteja entregando seus talentos e tempo em prol daqueles que mais precisam no estado. A escolha do nome de Iris, por todo seu histórico de serviços prestados, não poderia ser mais adequada, segundo a deputada.

“O Poder Público, por mais competente que for o gestor, não conseguiria sanar os inúmeros problemas sociais que temos se não pudesse contar com a dedicação destes voluntários que construíram e constroem a história de nosso estado. Íris de Araújo, seja como deputada, senadora ou primeira-dama de Goiás e Goiânia é, sem dúvida alguma, o maior exemplo de amor ao próximo que temos”, justificou Vivian.

Entre os feitos de Íris, Vivian citou no projeto sua ação em 1.983, quando ela foi pessoalmente cadastrar moradores de área de risco para lhes abrigar em casa própria, construídas em tempo recorde, por meio de um mutirão que virou recorde mundial. A deputada ainda lembrou distribuições de cobertores e alimentos, por parte de Íris, que eram ações rotineiras da ex-primeira dama.

Em discurso feito no plenário Alego, sobre a importância do voluntariado, a deputada chamou atenção dos colegas de parlamento sobre a importância da comenda por representar um incentivo e valorização da classe política estadual sobre estas ações que recuperam, transformam e encaminham cidadãos em vulnerabilidade. Ela citou como exemplo o “Voluntários de Coração”, o “Natal de Coração”, e o próprio Arraiana – que vem batendo recordes na arrecadação de alimentos – ações que tem participado ativamente, em Anápolis, desde 2018.

“Como primeira-dama, assumi esses trabalhos e confesso que as vidas que conseguimos transformar, por meio de uma enorme rede de voluntários,, me impulsionaram a me candidatar e vir ao parlamento, para buscar ampliar este propósito, sobretudo porque enxergo no atual Governo do Estado esta mesma pré-disposição, em especial por parte da minha amiga Gracinha Caiado. Temos a solidariedade como marca do nosso povo e essa disposição por trabalhar e cuidar das pessoas que goiano tem é o mais importante combustível para esta engrenagem funcionar”, pontuou.

Além da medalha e diploma, a deputada propõe a criação de um livro atualizado todo ano com o registro de todos homenageados.

 

fonte: g5news

 

Sair da versão mobile