quinta-feira , 10 abril 2025

Centro de Controle Operacional de Goiânia completa primeira semana e já mostra resultados positivos no trânsito

Goiânia (GO) — Em apenas sete dias de funcionamento, o novo Centro de Controle Operacional (CCO) de Goiânia já apresenta impactos positivos na fluidez e segurança do trânsito da capital. Integrando tecnologia de ponta e monitoramento em tempo real, a iniciativa da Prefeitura de Goiânia faz parte do programa “Goiânia em Nova Ação”, que visa modernizar a infraestrutura urbana da cidade.

Com investimento anual estimado em R$ 1,8 milhão entre 2022 e 2025, o CCO está estrategicamente equipado com câmeras inteligentes, sensores e um sistema central de comando que permite à Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) agir de forma mais rápida e eficiente em situações de emergência ou congestionamentos.

Segundo a SMM, a nova estrutura permitiu reduzir significativamente o tempo de resposta a incidentes no trânsito, além de ampliar a capacidade de fiscalização eletrônica e o gerenciamento de semáforos em tempo real. “O CCO é um divisor de águas na mobilidade urbana da capital. Com ele, temos mais controle, mais dados e, principalmente, mais agilidade para tomar decisões que impactam diretamente na vida do cidadão”, afirma o secretário de Mobilidade, Horácio Mello.

O centro também contribui com ações integradas de segurança pública e defesa civil, conectando-se a outros órgãos municipais e ao plano de prevenção de alagamentos previstos no Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social 2024-2034. A proposta é que, no futuro, o sistema esteja totalmente integrado com sensores climáticos e de alarme, ampliando sua atuação para além da mobilidade.

Com o início promissor do CCO, a expectativa é que Goiânia se consolide como referência nacional em gestão urbana inteligente. “É um passo importante para uma cidade mais moderna, eficiente e segura”, destaca o prefeito Rogério Cruz.

A população também já sente os primeiros efeitos da mudança. Moradores de regiões com histórico de congestionamentos relataram maior fluidez no tráfego nos horários de pico. A prefeitura segue monitorando os indicadores para expandir as funcionalidades do sistema nos próximos meses.

Check Also

Com shows para mais de 20 mil pessoas, Sandro Mabel celebra 100 dias de gestão com festa na Região Noroeste

Por Redação Goiás da Gente10 de abril de 2025 Os primeiros 100 dias da gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *