quinta-feira , 14 novembro 2024

Câmara aprova PL do piso Enfermagem; Texto já pode ir à sanção

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4/5) o PL 2564/2020. O texto, que cria um piso nacional para profissionais da área da saúde, passou com amplo apoio dos parlamentares, tendo sido aprovado com 449 votos favoráveis e apenas 12 contrários. De acordo com a proposta, a partir da sanção da Lei, enfermeiros e parteiras de todo o país, contratados em regime de CLT, terão de receber, no mínimo, R$ 4.750,00 mensais. (Veja o relatório aprovado)

A aprovação do PL 2564/2020 pelo plenário da Câmara não garante que o piso nacional de enfermeiros será sancionado e entrará em vigor nos próximos dias. Segundo o governo, a falta de uma estimativa de custos para criação do piso torna o projeto inconstitucional por implicar no desrespeito ao teto de gastos. De acordo com o Planalto, se sancionar o texto como está, o presidente poderia ser acusado de desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Diante desse cenário, o Congresso entrou em acordo para garantir mais segurança jurídica ao PL 2564/2020. A ideia é segurar o projeto e só enviar para sanção após o Senado aprovar uma PEC que incluirá o piso salarial de profissionais da área da saúde na Constituição. A proposta também deve estabelecer que União, Estados, Distrito Federal e municípios deverão elaborar ou adequar os respectivos planos de carreira de modo a atender aos pisos estabelecidos para cada categoria profissional. Isso até o final do exercício financeiro em que for publicada a lei que regulamenta o piso.

Por JOTA Saúde

Check Also

Ministros do STF são retirados da Corte às pressas após explosões

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram retirados da corte na noite desta quarta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *