Governador promete forte articulação no Senado, a partir da próxima semana, para mudar trechos da proposta aprovada na Câmara.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) se encontrará com os governadores Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul) e Tarcísio de Freitas (São Paulo), nesta quinta-feira (16), durante abertura do AgroForum, evento promovido pelo banco BTG Pactual para discutir desafios e oportunidades no setor agropecuário brasileiro. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também marcará presença.
Ele deve aproveitar o encontro para tentar convencer os demais governadores a entrarem “na briga” por mudanças de trechos da reforma tributária.
O governador critica, principalmente, a criação do Conselho Federativo, que concentrará as decisões sobre a arrecadação tributária de todos os estados brasileiros, tirando essa autonomia dos Executivos estaduais e municipais, e será composto por representantes de todos os estados, de acordo com o texto atual, que começará a tramitar no Senado.
Outro ponto que Caiado reitera é a previsão da alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que ainda não foi divulgada. No entanto, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base no texto atual, aponta que o IVA no Brasil deve ser o maior do mundo.
Se houver alteração no Senado, como é esperado pelo gobvernador de Goiás e muitos analistas econômicos, já que a tramitação tende a ser mais criteriosa e aprofundada, a proposta retorna para Câmara para nova apreciação dos deputados.
fonte: g5news