quinta-feira , 14 novembro 2024

Analista destaca ações antecipadas de Caiado e ressalta que “outros governadores precisam entrar com ênfase”

Jorge Mizael colocou como “erro abissal” a posição de outros governadores esperarem o texto da reforma tributária chegar ao Senado para tomarem posição, devido à urgência de debate desde à Câmara.

O cientista político Jorge Mizael elogiou as ações “adiiantadas” do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em relação aos trechos da reforma tributária, considerados desfavoráveis para o país e, especialmente, para os estados do Centro-Oeste. A declaração foi feita durante evento promovido pelo Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco), nssa quinta-feira (03), quando explicou que a “experiência” do mandatário impediu que cometesse o “erro abissal” de outros governadores, de esperar a matéria chegar no Senado para tomar alguma posição.

Mizael ressaltou que, embora a experiência legislativa de Caiado seja relevante, ele não conseguirá,de “forma isolada” obter grandes alterações na reforma tributária atuando sozinho. Segundo o cientista político, é necessário que outros governadores também se envolvam e deem a devida ênfase ao assunto para evitar que oportunidades sejam perdidas.

Ao comparar a atuação de Caiado com outros governadores, Mizael apontou que alguns demonstraram inexperiência ao não debaterem o projeto enquanto este ainda estava em tramitação na Câmara Federal. Segundo ele, esperar que o texto chegue ao Senado para participar do debate é um erro grave, uma vez que é necessária a confirmação da Câmara iniciadora. Nesse sentido, destacou que Caiado agiu de forma antecipada, compreendendo a importância de iniciar as discussões desde cedo.

O cientista político acrescentou que outros governadores podem ser excessivamente protocolares ao visitarem deputados, dificultando a reunião com suas bancadas devido às diferenças partidárias e ideológicas. Em contrapartida, é mais fácil estabelecer uma posição incisiva e direta com os senadores. Mizael enfatizou que adiar uma atuação mais contundente e direta no Senado é um erro que apenas “governadores iniciantes”, como aconteceu com Tarcísio de Freitas em São Paulo, cometem.

O analista observou que Caiado compreendeu a urgência dos fatos de forma imediata e começou atuar nos bastidores, o que ele faz de forma eficiente.

Dessa forma, Mizael concluiu ressaltando que muitos governadores estão mostrando serem principiantes em relação ao trabalho legislativo, enquanto Caiado percebeu a urgência do assunto e agiu prontamente e segue trabalhando para que o texto da Reforma Tributária seja alterado, mantenha a autonomia dos estados e seja discutido de forma transparente.

 

fonte: g5news

Check Also

MP recomenda exclusão de equipamentos urbanísticos e áreas verdes em projeto de venda de áreas públicas

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou à prefeitura e Câmara de Goiânia que retire do projeto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *