Uma frente fria que avança pelo Sudeste do Brasil promete trazer chuvas intensas para Goiás ao longo desta semana. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) alerta para a possibilidade de tempestades, rajadas de vento e descargas elétricas.
Nesta segunda-feira (2), na capital Goiânia, a semana começa com sol e pancadas de chuvas. A temperatura máxima pode atingir 31ºC, com umidade relativa do ar variando entre 60% a 95%.
Já para as demais regiões, espera-se sol com variação de nebulosidade. A combinação de calor e umidade pode favorecer a formação de chuvas, que poderão ser intensas.
O Cimehgo emitiu um alerta sobre o risco potencial de chuvas intensas, podendo variar entre 30 mm/h a 80 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h.
A Região Oeste pode receber até 45mm de chuva, com temperaturas variando entre 22°C a 34°C. Nas regiões Leste (17 °C a 32 °C), Sudoeste e Centro (19 °C a 32 °C), o volume de água pode alcançar os 40mm. Regiões Sul e Norte, até 35mm.
Municípios mais afetados
Alguns municípios poderão ser mais afetados. Dentre eles, Itumbiara (25mm); Anápolis, Ouvidor, Cumari, Ipameri, Ceres, Goianésia e Iporá (20mm); Goiânia, Jataí, Três Ranchos, Nova Aurora, Formosa e São João da Paraúna (18mm); Rio Verde, Goiandira, Cristalina, Santa Helena, Flores de Goiás, Araguapaz, Aruanã, Montes Claros, Palmeiras de Goiás, Caiapônia e Uruaçu (15mm).
A previsão é de que as chuvas se intensifiquem ao longo da semana, especialmente na terça-feira (3/12), quando a frente fria deverá ter um impacto maior no estado. É importante que a população fique atenta às atualizações do Cimehgo e tome precauções necessárias.
redação goiás da gente