sexta-feira , 22 novembro 2024

Advogados Protocolam Ação contra o Novo Código Tributário de Goiânia

O novo Código Tributário Municipal de Goiânia (CTM) entra em vigor em 2022. A forma como foi aprovado na Câmara dos Vereadores no dia 30 de setembro, eleva o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até 65% dependendo da região da cidade.

 

Os advogados do Partido dos Trabalhadores (PT), protocolaram na última segunda-feira (13) uma ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Novo Código Tributário. Os advogados estão contestando o artigo 168 do CTM que dispõe sobre o IPTU.

 

“O novo Código Tributário aprovado pelo município de Goiânia, está violando três princípios da Constituição do Estado de Goiás e da Constituição Federal” afirmou o advogado Júlio Anderson Alves Bueno.

 

Segundo Bueno não foi cumprido os princípios “capacidade contributiva, não confisco e da legalidade” continuou dizendo que “o aumento previsto do artigo 168 vai prever um aumento de 45% mais a inflação que pode chegar a um aumento de até 55% do IPTU, isso configura uma facada no bolso do consumidor” explicou o advogado.

 

Ele concluiu dizendo que “todos os impostos tem que ter caráter pessoal e ser graduados conforme a capacidade econômica de cada contribuinte” finalizou.

Doutor Julio Anderson, advogado do PT.

Check Also

Vereador chama colega de “Fabrício Drogas” durante sessão na Câmara Municipal

Uma sessão plenária na Câmara Municipal foi marcada por tensão e troca de acusações entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *