Bolsa sobe e dólar cai, com investidor aliviado por rombo menor em PEC

Bolsa sobe e dólar cai, com investidor aliviado por rombo menor em PEC

A equipe de transição de Lula estaria avaliando propor um orçamento para 2023 com um volume menor de despesas acima do teto de gastos.

O mercado financeiro teve um dia positivo nesta segunda-feira, 14/11, véspera de feriado de Proclamação da República. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, avançou 1%, aos 113.388 pontos. Já o dólar recuou 0,6% e fechou o dia cotado a R$ 5,30.

A segunda-feira foi marcada por um esfriamento de ânimos dos investidores locais. No final da semana passada, falas do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o teto de gastos aumentaram a percepção de risco e pioraram as expectativas para os juros futuros. A visão do mercado é a de que se o próximo governo adotar uma postura leniente em relação aos gastos públicos, a taxa Selic deverá permanecer em patamares elevados para conter a inflação.

No entanto, rumores de que a equipe de Lula estaria avaliando uma PEC de Transição com uma previsão menor de gastos trouxe calmaria para a bolsa. De acordo com a Bloomberg, a versão final da PEC pode trazer um volume menor de despesas fora do teto – seja porque um rombo maior causaria volatilidade na bolsa, ou porque a oposição promete não facilitar a tramitação de um projeto com gastos elevados.

“Ouvimos interlocutores dizendo que o acordo final seria o de um waiver [gasto acima do teto] de R$ 120 bilhões. Embora não confirmado, isso vai mais em linha com a expectativa do mercado. A notícia ajudou as empresas ligadas ao comércio local e influenciou o dólar”, explicou João Abdouni, analista da Inv.

 

 

 

Fonte: Metrópoles

Isabele Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *