PL, de Bolsonaro, elege maior bancada na Câmara e no Senado

PL, de Bolsonaro, elege maior bancada na Câmara e no Senado

Câmara dos Deputados será representada por 19 partidos – 11 a menos do que na eleição passada. No Senado, partido terá 8 parlamentares

Os brasileiros foram às urnas, no domingo (2/10), e definiram os 513 deputados que representarão as 27 unidades da Federação na Câmara dos Deputados. Com os resultados já apurados, a Casa será representada por 19 partidos diferentes. Trata-se de uma redução significativa no número de legendas eleitas, uma vez que no último pleito, em 2018, 30 siglas tiveram candidatos avalizados nas urnas.

Além de eleger o maior número de senadores, o PL, do presidente Jair Bolsonaro, também conseguiu largar na frente na disputa pelas 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. Sozinho, o partido conseguiu o maior número de parlamentares eleitos para a Casa, com 99 deputados federais. O resultado se repetiu no Senado, com oito parlamentares eleitos pela sigla, que formará a maior bancada

O desempenho nas urnas colocam o PL como a maior bancada da Câmara para 2023, assim como no Senado Federal. Os liberais se somarão ao Republicanos, que registrou a eleição de 42 deputados neste ano. Desta forma, caso consiga uma virada histórica e vença no segundo turno, Bolsonaro terá uma base aliada sólida no Congresso Nacional para aprovar pautas de interesse do seu governo.

Em contrapartida, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantiver vantagem sobre Bolsonaro e seja eleito para o Palácio do Planalto, enfrentará uma oposição pesada no Congresso. Apesar da onda bolsonarista eleita na Câmara, o PT de Lula também tem motivos para comemorar. A federação petista com PCdoB e PV conseguiu eleger 79 parlamentares.

 

 

Fonte: Metrópoles

Isabele Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *