sexta-feira , 4 abril 2025

TRE declara Caiado inelegível por 8 anos e cassa prefeito eleito de Goiânia

A Justiça Eleitoral de Goiás decidiu condenar o governador Ronaldo Caiado (União) a ficar inelegível por 8 anos devido a abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A mesma sentença também cassou o registro do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União), que recebeu apoio de Caiado.

O que aconteceu
Na noite da última terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) proferiu a decisão, sob a responsabilidade da juíza Maria Umbelina Zorzetti. A ação foi movida pela coligação do candidato Fred Rodrigues (PL), que foi derrotado por Mabel no segundo turno e contava com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tanto Caiado quanto Mabel têm o direito de recorrer da decisão no próprio TRE-GO e, caso não tenham sucesso, podem apelar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Implicações da sentença
Embora a decisão não afete o mandato de Caiado como governador de Goiás, ela o torna inelegível até 2032. Se mantida, essa decisão pode impactar a candidatura de Caiado à Presidência em 2026, uma vez que ele já se apresentou como um possível concorrente.

Check Also

Goiás estreia na Série B contra o Amazonas em busca do acesso à elite do futebol brasileiro

O Goiás Esporte Clube inicia sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *