sexta-feira , 11 abril 2025

Assistência Social de Aparecida distribui presentes de Natal para crianças e idosos

Ao longo da semana, os presentes serão entregues nos nove núcleos infantis e nos dois de idosos

Para encerrar mais um ano de atividades junto aos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a primeira-dama de Aparecida de Goiânia, Sulnara Santana, e as equipes da Secretaria de Assistência Social começaram a distribuir, nesta segunda-feira (02), os presentes de Natal para os participantes atendidos pelo serviço.

“Encerramos mais um ano de bênçãos e muito trabalho. Esta é uma maneira de agradecer a todas essas crianças e idosos do nosso município que fazem parte do programa. Começamos pelos núcleos da Vila Brasília, mas essa ação será estendida a todas as unidades. É uma lembrança singela, mas feita com muito carinho”, destacou a secretária.

Os brinquedos, como bolas, carrinhos e bonecas, serão distribuídos para 640 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que participam das atividades nos Centros de Convivência Conviver. Para os idosos, serão entregues 235 lembranças, como canecas e camisetas masculinas. “Além disso, estamos comemorando, em cada unidade, os aniversariantes dos meses de novembro e dezembro. Será uma semana de muita festa”, enfatizou Sulnara.

SCFVs – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm como objetivo fortalecer os laços familiares e comunitários, contribuindo para a construção das histórias de vida das crianças, adolescentes e idosos, valorizando a convivência coletiva e assegurando qualidade de vida e direitos garantidos.

No SCFV, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos participam de atividades culturais, artísticas e de interação social, como rodas de conversa, oficinas, leitura, brincadeiras, esportes e lazer. Eles recebem apoio de assistentes sociais e pedagogos, que os auxiliam no desenvolvimento de suas potencialidades.

Atualmente, Aparecida de Goiânia conta com nove Centros de Convivência espalhados pela cidade. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30, nos setores Vila Brasília, Jardim Casa Grande, Rosa dos Ventos, Jardim das Hortênsias, Jardim Riviera, Nova Cidade, Independência Mansões, Jardim Olímpico, Jardim Tiradentes e Marista Sul. As crianças são encaminhadas para o SCFV por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

“O objetivo é reforçar os laços familiares na construção das histórias das crianças e adolescentes, valorizando a vida em comunidade e garantindo qualidade de vida e direitos protegidos”, afirmou Sulnara.

Já os serviços de convivência para idosos são oferecidos em dois espaços: o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, no setor Vila Brasília, e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Idade do Saber, no Jardim Florença. Nessas unidades, além das oficinas e rodas de conversa, são realizadas palestras sobre os direitos dos idosos, atendimentos médicos geriátricos, aulas de ginástica e outros serviços.

As inscrições nos grupos de convivência podem ser feitas pessoalmente no CRAS mais próximo. Para participar, o idoso deve se credenciar e solicitar adesão aos serviços. “É uma programação completa para todos os idosos que queiram participar, com atividades variadas, passeios e o famoso forró semanal”, destacou a secretária.

Check Also

Com shows para mais de 20 mil pessoas, Sandro Mabel celebra 100 dias de gestão com festa na Região Noroeste

Por Redação Goiás da Gente10 de abril de 2025 Os primeiros 100 dias da gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *