sábado , 12 abril 2025

Plano de Mabel para motos em corredores exclusivos para ônibus começa em 2/1

A proposta do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), para que motocicletas utilizem corredores exclusivos para ônibus, já deve começar em 2 de janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria do próprio político ao Mais Goiás.

Garçom em Londres, Inglaterra, Daniel Bravo disse à TV Anhanguera que na cidade a medida existe desde 2012. De acordo com ele, o trânsito “flui muito bem. Você para somente no semáforo”.

Mabel fez o compromisso em diversos momentos, durante a campanha. Segundo o prefeito eleito, o corredor de ônibus fica ocioso na maior parte do tempo.

A medida, contudo, ainda não deve ser implementada na Avenida Anhanguera e no BRT. Nesses casos, são necessárias adequações. “O BRT, por exemplo, tem poucas saídas.”

Outra medida do futuro chefe do Executivo é a de permitir a conversão à direita para motoristas, mesmo quando o sinal estiver fechado. Esta, contudo, ainda não tem data definida.

Ainda candidato, ele informou que a ideia visa dar mais fluidez no trânsito. A conversão poderá ser feita mesmo em semáforos com radares, desde que não estejam passando veículos ou pedestres, “garantindo mais agilidade e menos tempo parado no trânsito para todos”.

De fato, no ordenamento jurídico já existe previsão legal para isso. A Lei 14.071/20, que entrou em vigor em abril de 2021, inseriu o Art.44-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O texto prevê que “é livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão”. A legislação, todavia, prevê a necessidade de sinalização indicativa dessa autorização.

Check Also

Com shows para mais de 20 mil pessoas, Sandro Mabel celebra 100 dias de gestão com festa na Região Noroeste

Por Redação Goiás da Gente10 de abril de 2025 Os primeiros 100 dias da gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *