quinta-feira , 14 novembro 2024
Bruno Pena, candidato a presidência OAB - GO

“Eu vou abrir a caixa preta da OAB”, afirma Bruno Pena


Declaração foi feita nesta segunda (21), durante sabatina no ‘Fala Goiás’, da TV Goiânia

O advogado especialista em Direito Público e candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás, Bruno Pena, afirmou que a advocacia do estado clama por independência e transparência e prometeu abrir a caixa preta da instituição caso seja eleito. A declaração foi dada durante uma sabatina realizada nesta segunda-feira (21), no ‘Fala Goiás’ da TV Goiânia. 

Gestão mais transparente e responsável

As críticas de Pena se estenderam sobre as relações da Ordem com os poderes constituídos, especialmente com o governo estadual.

O advogado abordou a necessidade urgente de uma postura mais independente e transparente da entidade, e destacou que a percepção de submissão ao governo tem gerado um clima de descontentamento entre os advogados goianos. “É fundamental que a OAB se posicione de forma firme e independente, especialmente em questões que envolvem a atuação do governo”, afirmou. Ele ressaltou que a presença da filha do governador na chapa da gestão atual levanta sérias questões sobre a imparcialidade da instituição, o que pode comprometer sua capacidade de fiscalização e defesa dos interesses da classe.

Uma das principais preocupações levantadas por Pena diz respeito ao pagamento de honorários advocatícios. Segundo o candidato, muitos profissionais têm relatado que seus honorários são pagos com base na conveniência do governo, o que prejudica a previsibilidade e a justiça nas relações de trabalho. “Precisamos garantir que os advogados sejam respeitados e remunerados de forma justa”, enfatizou.

Clima eleitoral

Como de praxe durante o período eleitoral, a pressão por mudanças se intensifica e a OAB GO acaba enfrentando um momento de tensão e fogo cruzado. Neste sentido, a capacidade do novo gestor em atender às demandas será determinante para o papel e força da instituição no cenário jurídico e político do estado.

As eleições para a OAB Goiás estão agendadas para o dia 25 de novembro de 2024, e a disputa promete ser acirrada. Diversos candidatos já se manifestaram, apresentando propostas focadas na valorização da advocacia e na autonomia da instituição. 

Bruno Pena, que compõe com a candidata a vice Anny Carolina, concorre com o atual presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins (reeleição) e Pedro Miranda, que tem Mariana França como candidata a vice-presidente.

Neste ano, pela primeira vez em 93 anos, as eleições da OAB-GO para o triênio 2025-2027 serão realizadas 100% on-line.

 

Check Also

Ministros do STF são retirados da Corte às pressas após explosões

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram retirados da corte na noite desta quarta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *