Tarifa não sofria alterações há dois anos e o novo valor busca garantir o equilíbrio financeiro das empresas.
Passou a valer, a partir da meia-noite deste domingo (5), o aumento de 12% na tarifa de ônibus do transporte público do Entorno do Distrito Federal (DF). Valor foi estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (2).
Segundo a Agência, a tarifa não sofria alterações há dois anos e o novo valor busca garantir o equilíbrio financeiro das empresas, levando em conta o aumento nos preços de combustíveis, óleos lubrificantes, pneus e a inflação acumulada durante esse período. Confira a tabela completa ao final do texto.
A elevação da tarifa está inserida no Plano de Recuperação do Semiurbano GO/DF, anunciado pela ANTT na última sexta-feira (3), o qual estabelece cinco medidas com o intuito de aprimorar o serviço: reforço da fiscalização da ANTT; consolidação do consórcio; atualização das tarifas; diálogo com a população; e criação de um canal exclusivo de Ouvidoria.
Novo consórcio
Uma das cinco medidas que compõem o Plano de Recuperação é o apoio da ANTT à criação de um consórcio entre o Governo Federal, o Governo do Distrito Federal e o Governo de Goiás, com o objetivo de debater os problemas e encontrar soluções para aprimorar o serviço e beneficiar os usuários.
A ideia da criação do consórcio foi discutida em uma reunião realizada no Palácio do Planalto em 23 de fevereiro, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Os representantes dos governos estaduais e federal debateram a possibilidade de criar um consórcio interfederativo que reunisse o Distrito Federal, Goiás e a União para gerir o transporte público no Entorno. O gerenciamento havia sido transferido para o governo do DF em 2020 e, desde 14 de fevereiro deste ano, está sob a responsabilidade da ANTT.
fonte: maisgoias