Previsão é de máxima de 37ºC para Goiânia. No Oeste e no Norte de Goiás, a temperatura pode chegar aos 41ºC.
A população goiana deve sofrer neste fim de semana com as altas temperaturas que atingem o Estado. A chamada “onda de calor” permanecerá durante todo o sábado (23) e domingo (24), de acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Não há previsão de chuva para esses dias.
Para todo o fim de semana, o prognóstico é de predomínio de sol em todas as regiões com temperaturas máximas elevadas e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde.
Em Goiânia, tanto no sábado como no domingo, a temperatura máxima poderá chegar aos 37ºC e a umidade relativa do ar irá variar entre 16% e 65%.
Os locais mais afligidos pelo calorão, porém, devem ser as regiões Oeste e Norte de Goiás, cuja máxima prevista é de 41ºC, com umidade relativa do ar variando entre 16% e 65%. O risco de incêndio é alto em várias regiões do Estado.
Primavera chega em meio à “onda de calor”
O inverno, cujo início ocorreu no último dia 21 de junho, às 11h58, terminou às 3h50 deste sábado (23), dando lugar à primavera, estação que segue até às 0h27 do dia 22 de dezembro, quando o verão terá início.
A primavera compreende os meses de outubro, novembro e dezembro. De acordo com o Cimhego, com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Na região Centro-Oeste, as chuvas passam a ser mais frequentes, e podem ocorrer de forma irregular, devido ao fenômeno climático El Niño estar ativo. A nova estação marca o período de transição entre o período seco e chuvoso.
No período, há o início do plantio das lavouras em Goiás. As primeiras pancadas de chuva acontecem no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor combinado com a umidade na atmosfera. Nessas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e eventualmente granizo.
O equinócio da primavera, fenômeno astronômico onde o sol ilumina os dois hemisférios terrestres igualmente, marca o início da estação no Brasil.
Durante o equinócio, o dia e a noite têm quase a mesma duração. As primeiras chuvas são acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas. Há também a formação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e uma melhora na umidade relativa do ar.
Com a atividade do El Niño, as chuvas podem ser irregulares no Estado, marcadas por grande variabilidade e intensidade e temperaturas acima da climatologia. Há risco potencial que ocorram tempestades, rajadas de vento e eventualmente a ocorrência de granizo.
fonte: g5news