sábado , 23 novembro 2024

Sancionada lei que cria o circuito turístico e cultural do carro de boi em Goiás

O circuito terá como intuito promover, valorizar e divulgar as manifestações culturais relacionadas ao carro de boi, contribuindo para a preservação da sua memória e da identidade cultural.

O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou a Lei Estadual nº 22.239 de autoria do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), que institui o circuito turístico e cultural do carro de boi em Goiás.

O circuito terá como intuito promover, valorizar e divulgar as manifestações culturais relacionadas ao carro de boi, contribuindo para a preservação da sua memória e da identidade cultural, estimulando o turismo e os desenvolvimentos econômico e social.

O texto da lei determina que o circuito abrangerá todas as regiões do território goiano, especialmente os municípios de Damolândia, Nova Veneza, Caturaí, Ouro Verde, Petrolina de Goiás, Santa Rosa, Araçu e Trindade. Durante todo o período do circuito, serão realizadas apresentações culturais e oficinas.

As ações promovidas serão subsidiadas conforme a legislação estadual de apoio e de incentivo à cultura e ao turismo e o planejamento será realizado em parceria entre o poder público estadual e os segmentos interessados, os quais definirão em conjunto o calendário a ser adotado.

Em justificativa, o parlamentar explica que o carro de boi é um símbolo icônico de tradição rural em muitas partes do mundo e no Brasil, especialmente em Goiás, onde a agricultura desempenha um papel histórico e culturalmente relevante.

“Instituir um circuito turístico dedicado a essa tradição ajuda a preservar os conhecimentos, habilidades e histórias relacionadas ao seu uso, e fomenta o turismo sustentável e o desenvolvimento econômico de áreas rurais”, afirma Bruno Peixoto.

fonte: g5news

Check Also

Deputado cassado chama eleitores para manifestar na Alego

Fred Rodrigues afirma que a decisão é injusta e motivada por preconceito ideológico. O deputado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *