Um alerta foi emitido pela Secretaria de Saúde de Goiás para prevenir usuários e funcionários sobre possíveis tentativas de golpe.
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um comunicado nesta terça-feira (22) para alertar trabalhadores e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de um golpe, que já é conhecido, mas está sendo aplicado novamente. Segundo a pasta, o “golpe da regulação” funciona em duas etapas. Os criminosos colhem dados de usuários e cobram valores que não existem de familiares.
Na primeira etapa, os golpistas entram em contato com as unidades de saúde se passando com servidores da Central de Regulação Estadual e desta forma, conseguem acesso a todos os dados de pacientes que aguardam procedimentos nos hospitais.
Em um segundo momento, eles chegam até os familiares e trocam de papel, passando-se por médicos ou funcionários de hospitais. Em determinados casos, eles chegam a usar a foto de um médico falecido há dois anos por conta da Covid-19. Em contato com as vítimas, solicitam valores para cobrir o custo de exames, materiais ou medicamentos, momento em que valores são subtraídos.
A SES ressalta que o atendimento na rede estadual é gratuito, viabilizado pelo SUS e não há valores a serem cobrados. “Não repassem informações de pacientes, a não ser nos canais oficiais da SES”, diz o texto. O ideal, em caso de tentativa de golpe, é procurar a Polícia Civil e denunciar.
fonte: g5news