sexta-feira , 22 novembro 2024

Câmara de Goiânia retoma sessões com foco no Plano Diretor

Pauta de abertura do semestre tem nove projetos de autoria de vereadores; sete matérias relacionadas ao Plano Diretor estão em tramitação nas comissões.

A Câmara Municipal de Goiânia retoma nesta terça-feira (8) as sessões plenárias após o recesso de meio de ano. As atividades legislativas do segundo semestre serão abertas às 9h, com nove projetos na pauta de votações, todos de autoria de vereadores.

Em primeira fase de votação estão matérias de autoria dos vereadores Isaías Ribeiro (Republicanos), Sabrina Garcez (Republicanos) e do ex-vereador Gustavo Cruvinel (MDB). Os vereadores Sandes Júnior (PP), William Veloso (PL), Anselmo Pereira (MDB), Aava Santiago (PSDB) e Gabriela Rodart (PTB).

Em função da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, o recesso legislativo de meio de ano da Câmara de Goiânia começou uma semana após o período regimental, em 22 de julho, e o reinício dos trabalhos de 2023 foi prorrogado de 1º para 8 de agosto.

Nas comissões permanentes do Legislativo tramitam sete projetos de lei de autoria do Executivo consideradas prioritárias pela Prefeitura. As matérias são atualizações propostas pelo Paço Municipal em razão da aprovação do novo Plano Diretor:

Estudo de Impacto de Vizinhança; a Lei das Áreas de Especial Interesse Social; o Código de Posturas; o Plano Diretor de Arborização; a chamada Outorga Onerosa do Direito de Construir; a Lei de Ocupação de Vazios Urbanos; e a Lei de Habitação de Interesse Social.

Plano Diretor
Além dos sete projetos que estão em tramitação na Câmara de Goiânia, a Prefeitura deve mandar para a apreciação dos vereadores outras quatro leis que precisam de revisão em razão da aprovação do novo Plano Diretor. São elas a Lei de Uso e Ocupação do Solo Rural, a Lei das Calçadas, o Plano de Mobilidade e a Lei Ambiental.

Das sete matérias, quatro já foram aprovadas pelo plenário em primeira votação e estão em relatoria nas comissões temáticas – o Estudo de Impacto de Vizinhança, a Lei das Áreas de Especial Interesse Social, o Código de Posturas e o Plano Diretor de Arborização. Outras duas – a Outorga Onerosa do Direito de Construir e a Lei de Ocupação de Vazios Urbanos – estão em apreciação pela CCJ.

Completa a lista a Lei de Habitação de Interesse Social, que foi encaminhada pela Prefeitura em 17 de julho, às vésperas do início do recesso parlamentar, e será encaminhada pela Mesa Diretora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na reabertura dos trabalhos. A apreciação de projetos de lei na Câmara de Goiânia é feita por meio de duas votações em plenário antecedidas por parecer da CCJ e intercaladas por análise de conteúdo por comissão temática.

 

fonte: g5news

Check Also

Câmara aprova projeto relatado por Silvye que aumenta pena para crimes de violência doméstica

A pena atual para essa infração é de reclusão de um a quatro anos A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *